sexta-feira, 3 de julho de 2015

Turismo em Aracruz, uma bela cidade do ES.

A 83km da capital do estado do Espírito Santo, encontra-se o município deAracruz, um lugar agraciado pela natureza através de suas praias, rios, manguezais e da restinga, exuberantes. O rico patrimônio cultural conta a história do local e de suas comunidades tradicionais. As tribos indígenas, assim como as bandas de congo, são legados importantes deixados pelos primeiros habitantes deste povoado que hoje reconhecemos como um dos principais destinosturísticos do Espírito Santo. Nos últimos anos o município vem desvencilhando de sua principal fonte de renda (Aracruz Celulose) e conquistando novas empresas. Só para citar as maiores: estaleiro da Jurong, fábrica de papeis Carta Fabril e o novo porto de escoamento de gás da Petrobras, num investimento superior a 3 bilhões.



O Município de Aracruz possui uma rica hidrografia composta por amplo corpo hídrico e, em especial várias lagoas, dentre estas as Lagoas de Baixo e do Aguiar. A Lagoa do Aguiar se destaca por ser a maior delas sendo considerada como a 2ª Maior Lagoa do Estado, com 30 Km de circunferência e cerca de 100 Km de extensão, sua água é de coloração esverdeada, em suas margens há formação de praia com areia fina e de cor branca.
O Espírito Santo é conhecido por suas várias belezas e paisagens naturais, entre as quais as suas maravilhosas praias, repletas de encantos reconhecidos até nacionalmente. Uma maneira de conhecer um pouco destes atrativos, muito apreciado principalmente no verão, Estuário do Piraquê-açú - Outro local muito requisitado no verão para o passeio de escuna é o manguezal do Rio Piraquê-açu, localizado próximo a Aracruz, considerado um dos maiores da América Latina. 


Com duração de duas horas, o passeio pelo rio revela paisagens belíssimas e vegetação intocada. O manguezal é apresentado de maneira simples e rica em detalhes. Um dos destaques do roteiro é a parada para mergulho no bar flutuante, conhecido com Mangue Bar. O passeio pode ser feito de terça-feira a domingo, às 10, 12, 14, e 16 horas, com a necessidade de formar grupo mínimo de 10 adultos. A partida acontece em Santa Cruz, ao lado do restaurante Travessia.

 Em Aracruz existe uma extensão da praia da Barra do Sahy perto da Portocel, na Barra do Riacho, que em breve - segundo algumas pessoas que moram por lá - será privatizada pela Petrobrás para exploração de gás natural. É um local mais deserto, totalmente paradisíaco e quando fui lá, me senti no paraíso! Parecia até que eu estava numa daquelas praias maravilhosas do Nordeste. 

A Praia Formosa é uma das belíssimas praias do município, com um visual incrível e várias castanheiras pra descansarmos à sua sombra.  As praias de Aracruz que são quase desertas e ótimas para curtir o sol, jogar frescobol e comer peixes com uma boa cerveja gelada. A Praia Formosa em Aracruz é conhecida por suas águas calmas e mornas. Com aproximadamente 5 km de extensão, o atrativo é muito utilizado para caminhadas e também para a pesca. Próximo ao local fica instalado o Centro Turístico de Praia Formosa, um parque aquático temático com infra-estrutura completa.
Em um estado de distâncias tão curtas e cheio de diversidades geográficas e culturais, é muito fácil rechear a sua viagem com passeios super diferentes um do outro. Você pode tomar um banho de mar pela manhã e experimentar o melhor da culinária italiana nas montanhas capixabas à tarde, curtindo um clima bem mais agradável. Ou então, conhecer o legado da nossa colonização à beira-mar e, ainda, fazer um passeio de escuna pelas águas de um rio e visitar uma reserva indígena em Aracruz.
Para oferecer ao visitante, e à própria população do município, infraestrutura e segurança necessárias para que as pessoas possam curtir a estação mais quente e agitada do ano com tranquilidade nos balneários de Aracruz, Durante a temporada de verão, Aracruz recebe um grande fluxo de turistas em busca de diversão e entretenimento. As praias, a gastronomia, grandes shows regionais e o contato com as diversas culturas fazem do município uma excelente opção para os turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário