Moqueca e Torta Capixaba é o ícone da gastronomia no Espírito Santo, além de outros pratos típicos.

Carro-chefe da maioria dos restaurantes da costa do Espírito Santo, a moqueca capixaba é feita na tradicional panela de barro - comprada, de preferência, na Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. Nela, cozinha-se um bom filé de peixe em molho à base de tomate, coentro, cebola, cebolinha, azeite e urucum. Em muitos locais, camarões e outros frutos do mar também entram no preparo. Levado à mesa na panela fumegante, o prato é acompanhado de pirão, moqueca de banana e arroz.

O badejo é o peixe predileto para a moqueca, mas há ainda o robalo, o cação, a garoupa e o namorado. Do mar para a mesa, ainda temos caranguejos, ostras, camarões, pitus, lagostas, siris, polvos e lulas. Delícia, não é? Dentre as frutas, a banana-da-terra é a que mais aparece nas receitas da região serrana, que sofreu influência portuguesa. Já no interior, não é raro encontrar pratos típicos dos vizinhos mineiros alimentando as famílias., prepare nossas sugestões e comprove como é gostosa a culinária do Espírito Santo

Arroz com camarão Capixaba


Ingredientes:

. 4 colheres (sopa) de azeite
. 1 colher (sopa) de óleo de urucum
. 4 dentes de alho socados
. 6 tomates médios cortados em cubos
. 2 cebolas médias cortadas em cubos
. 1/ 2 xícara (chá) de coentro picado
. Sal a gosto
. 1 kg de camarões descascados e limpos
. 1/ 2 xícara (chá) de leite de coco
. 1/ 4 de xícara (chá) de ervilhas
. 1/ 4 de xícara (chá) de milho verde
. 1/ 4 de xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas picadas
. 6 xícaras (chá) de arroz cozido
. 2 palmitos cortados ao meio
. 4 fatias de tomate
. Queijo parmesão a gosto


Modo de preparo:


Em uma panela de barro grande, refogue o azeite, o óleo de urucum e o alho. Em seguida, adicione os tomates, as cebolas, o coentro picado e o sal. Depois, misture na mesma panela os camarões, o leite de coco, as ervilhas, o milho verde e metade das azeitonas. Tampe a panela e cozinhe a mistura por 10 minutos. Depois de cozido, acrescente o arroz e faça a decoração com o palmito, as azeitonas e as fatias de tomate cortadas ao meio. Sirva com queijo parmesão ralado.

Torta capixaba depois da moqueca, é o segundo maior símbolo da cozinha do Espírito Santo. Trata-se de uma grande torta assada, recheada com caranguejo, siri, ostras, camarão, peixes variados, palmito picado, ovos e temperos. Costuma ser preparada sob encomenda nos restaurantes da capital, Vitória.


A cozinha do Sudeste está separada em três regiões bem distintas: o interior, as metrópoles e o litoral. É no campo que a culinária regional se desenvolveu, com a ajuda de indígenas e portugueses que, num Brasil recém-descoberto, já misturavam numa só panela receitas europeias e ingredientes nativos, a exemplo do palmito, da mandioca, do milho, do amendoim.









Nenhum comentário:

Postar um comentário