Pratos Típicos da região Norte, Porto Velho Rondônia.

Os pratos típicos da região norte possuem uma grande tradição, que mesmo se unindo a outras, ainda possuem uma forte herança indígena. Entre tanta diversidade e variação de pratos e comidas entre os lugares. A gastronomia de Rondônia assim como a de seus vizinhos, é feita a base de peixes e frutos do mar. Entre os temperos usados na cozinha dos rondonienses estão o cheiro verde, a chicória e a cebolinha. Algumas comidas comuns: Caldeirada de Tucunaré, Maniçoba, Doce de Cupuaçi e Caruaru.


Caldeirada de Tucunaré
O tucunaré, peixe típico da bacia amazônica, é muito apreciado pelos nativos de Rondônia. Costuma fisgar o paladar na primeira garfada. Sua carne tem coloração alaranjada e alto teor de gordura, o que a deixa muito tenra, ideal para a caldeirada. A receita leva o peixe em postas, batata, ovo cozido, pimentão, tomate, alho, cebola, azeite de oliva, cheiro-verde e sal. Também pode ser feita com tambaqui.



Damurida
É um prato típico indígena à base de peixe e carregado na pimenta. É praticamente um caldo de pimentas de vários tipos que, portanto, exige paladares iniciados na arte da iguaria condimentada. A carne de peixe, ou de boi, é cozida em panela de barro com verduras, molho de tucupi, sal, pimentas variadas (uma delas é a jiquitaia, um tipo de pimenta-malagueta seca e reduzida a pó), além de folhas de pimenta-malagueta. Servido com beiju (panqueca fina de tapioca) e farinha.



Mojica de peixe
Feito em panela de barro e no forno à lenha, é um ensopado de peixe acompanhado de mandioca, tomate, cebola, pimentão, alho, farinha branca, azeite, limão, pimenta e sal. Também originário da cultura indígena (moj quer dizer “que vem do rio”, o peixe; e ica é “mandioca”).






























Torta de carne de sol
Carne de sol cozida, batida e desfiada, temperada com alho, cebola, sal e cebolinha, misturada com claras de ovos batidas em neve. Também existe a versão feita com carne de peixe cozida. Acompanha arroz branco.




Um dos pratos mais apreciados entre a culinária amazonense, preparado com todo o requinte, sabor e qualidade. Degustar um tambaqui é mais que uma refeição saborosa, é uma confraternização entre amigos e família. Sendo um prato simples, prepará-lo exige algumas habilidades, como saber escolher, tratar e temperar o peixe.

4 comentários:

  1. Como frutos do mar? Rondônia não tem mar, e sim, rios.

    ResponderExcluir
  2. Damurindae môjica de peixe?
    Cara eu nasci em Rondônia e nunca vi essas comida em um cardápio....
    O título poderia ser comida típica de Porto velho kkkkk

    ResponderExcluir