Pratos Típicos da região de Mato Grosso.

O alimento que mais caracteriza a culinária de ambos Estados é o peixe. Em 1719, os bandeirantes paulistas trouxeram para Cuiabá o charque (carne-seca), a farinha de mandioca, o milho, o arroz e o feijão. O Estado estava cheio de mineiros, paulistas e nordestinos. Mais tarde, os paranaenses e gaúchos também foram para lá e levaram costumes indígenas de comer carnes de caça, produtos nativos, como o palmito de bacuri, e os peixes de rio.



Carne seca com banana-da-terra



Ingredientes:
-300g de carne seca cortada em pedaços pequenos e dessalgada

-2 dentes de alho amassados
-1 cebola pequena picadinha
-2 colheres (sopa) de óleo
-2 colheres (sopa) molho de tomate
-2 bananas da terra (quase verdes)
-cebolinha picada

Preparo:
Cozinhe a carne numa panela com água por 20 minutos. Retire, escorra a água e reserve. Refogue o alho e a cebola no óleo. Assim que dourar, acrescente o molho de tomate e refogue. Acrescente a carne, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos ou até ficar bem macia. Durante o cozimento, adicione água quente, o suficiente para cobrir a carne. Acrescente a banana. Cozinhe até a banana ficar macia, mas sem desmanchar. Se necessário, adicione mais água quente. Retire, arrume o ensopado numa tigela e cubra com a cebolinha verde. Sirva acompanhada de arroz branco.
Tempo de preparo: 1 hora

4 porções

Farofa de banana



Se quiser experimentar a Farofa com Banana de raiz, perto do Museu do Rio, fica o Regionalismo, um restaurante que já se entrega pelo nome. Além de oferecer comidas regionais, o preparo da Farofa com Banana é uma delicia que só. Não tem uma data específica do surgimento do prato, que hoje representa a cultura cuiabana, porém, desde sempre o costume de comer a Farofa com Banana foi freqüente, além de ser uma iguaria regional, faz muito sucesso no Pantanal.

Prato Bori Bori


Mojica de Pintado

 A culinária de Mato Grosso é uma das mais saborosas entre os principais pratos brasileiros. Carregada de tradições e apreciada não só pelos moradores daqui, deixa saudade e um gostinho de quero mais para quem visita Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário