Comidas Típicas de Belém e delícias do Pará

A culinária mais típica do Brasil, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser sentidos em cada esquina: nas barracas de tacacá, nas vendas de açaí, anunciadas com bandeirinhas vermelhas, e nas mangas que caem das árvores. A beleza do Brasil é a sua diversidade. Por conta do seu imenso território, podemos ir de Norte a Sul para encontrar terras, climas, culturas, hábitos alimentares totalmente diferentes.

Belém é uma terra muito quente, chove quase todos os dias, tem praias belíssimas e uma gastronomia que só de lembrar dá água na boca. Vale a pena parar para tomar um sorvete de cupuaçu da Cairu, almoçar um tacacá ou ainda tomar uma cerveja.  Além de tomar o verdadeiro açaí, muito mais natural e gostoso, Os sorvetes da Cairu são feitos à base de frutas frescas, creme de leite e leite em pó. É uma das sorveterias mais tradicionais de Belém. 

RECEITA DE SORVETE DE CUPUAÇU




1 lata de leite condensado
1 copo de cupuaçu
2 latas de creme de leite
½ pacote de gordura vegetal hidrogenada
3 claras em neve
3 gemas

Retire as peles das gemas com cuidado, reserve e derreta a gordura vegetal. Em uma batedeira coloque a gordura vegetal, as gemas, o leite condensado, o cupuaçu, o creme de leite, bata por 10 minutos, acrescente as claras com cuidado com o auxilio de uma colher até dissolvê-las. Coloque em uma vasilha e leve ao freezer por aproximadamente 2 horas, retire coloque novamente na batedeira e bata, coloque novamente na vasilha e retorne ao freezer por no mínimo 4 horas ou até firmar.

A cultura indígena está na base não só do folclore, mas também da culinária da região. O guaraná , cultivado pelos índios é um exemplo: servido na forma de refrescos e refrigerantes, é presença obrigatória em barraquinhas de comida nas ruas centrais de Belém. A mandioca é outra que saiu dos roçados indígenas para liderar em quase todas as receitas das capitais do Amazonas e do Pará. Quando não aparece inteira ou em pedaços, se transforma nas mais variadas farinhas e em tucupi , um ácido caldo extraído da mandioca brava.


Caldeirada de tucunaré é popular em Manaus e em Belém, este prato leva o rabo, o tronco e a cabeça do peixe, que são lavados com limão e marinados por horas em uma mistura de alho, azeite, sal e pimenta-do-reino. Depois, os pedaços de tucunaré são refogados com pimentão, tomate, cheiro-verde, colorau e temperos, e cozidos em água. A caldeirada é servida com arroz branco, pirão à base de caldo do peixe e farinha de mandioca com limão e pimenta murupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário