sábado, 9 de janeiro de 2016

Turismo em Congonhas MG.

Congonhas é uma cidade situada na macrorregião de Minas Gerais, estando a 89 km de Belo Horizonte e 136 quilômetros de distância de Ouro Preto, pela BR-040, sentido Belo Horizonte. A população da cidade é de, aproximadamente, 46 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - pesquisa realizada em 2007.

A atividade econômica que move o município é a extração de minérios de ferro, como manganês, calcário, ocre, caulim, talco, dolo mítico e pedra-sabão, que são utilizados pela Usina de Volta Redonda, através da Companhia Siderúrgica Nacional, e também pela Vale do Rio Doce, FERTECO. Aço minas é a maior usina já instalada na região, sendo considerada a maior da América do Sul, e de grande importância para o município.


Muitas de suas ruas são estreitas, compostas por ladeiras, características das cidades de Minas Gerais, construídas em pedras e paralelepípedos. A hidrografia do município é dotada de vários rios, córregos e ribeirões, que formam as principais bacias hidrográficas da região. Os monumentos da cidade são de característica do barroco mineiro, podendo se destacar em vários deles as obras de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho; o maior acervo das obras barrocas encontra-se em Congonhas, que pode ser visitado pelos turistas que passam pela cidade.


Os monumentos a serem visitados são compostos por igrejas, museus, estação ferroviária, a prefeitura municipal, cine teatro Leon, romaria, os profetas feitos por Aleijadinho, casa paroquial, ruínas da cadeia pública dentre outros. O artesanato da cidade varia entre peças feitas em pedra sabão, como jarros, potes, vasos, panelas, além do uso das pedras preciosas em bijuterias.
Conhecido por sua cultura e belezas naturais Minas Gerais abriga uma grande diversidade de fauna e flora distribuídas entre o cerrado e a mata atlântica. Serras, cachoeiras, grutas. No meio de tudo isso, cidades históricas da época do ouro se mantém de pé, sobrevivendo as gerações e dando brilho a famosa Estrada Real. Hoje tenho o prazer de falar sobre o coração de Minas, e suas cidades históricas com seus pontos turísticos e posso afirmar que ir a Minas Gerais e não visitar uma dessas cidades centenárias e com bastante e ricos episódios da época do ouro e de suas pedras preciosas.




Durante os passeios é possível apreciar a culinária mineira, pois a cidade possui grande número de restaurantes, com os mais variados cardápios do tipo churrascarias, comida caipira, pizzarias, choperias, cafés, etc. Para se hospedar na cidade, a mesma conta com rede de hotéis e pousadas, que podem agradar a todos com a variação de preços e acomodações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário