terça-feira, 5 de agosto de 2014

Turismo no Vale do Jequitinhonha Minas Gerais, cidades de muitas belezas naturais.

Vale do Jequitinhonha é uma das doze regiões do estado  de Minas Gerais, está situado no norte do estado, é conhecido primeiramente por muitas de suas belezas naturais, também é um ponto para estudantes e admiradores da beleza do cerrado. É uma mesorregião que agrega cerca de  600 mil pessoas. Suas principais comidas típicas são o angu, o frango com quiabo e o frango com pequi. O destino é mais indicado para pessoas que adoram regiões mais calmas. Se você está saindo de férias e adoraria esquecer um pouco a vida corrida e o estresse do dia a dia, viaje até o Vale do Jequitinhonha.

O Vale do Jequitinhonha (uma área de 85 mil quilômetros quadrados que engloba cerca de 80 municípios em torno do rio) produz um dos mais elaborados artesanatos do país, feito de cerâmica. Lá no Vale do Jequitinhonha você encontrará atividades tranquilas, como passear pelas praças, conhecer alguns pontos turísticos, entender mais sobre a história de Minas Gerais e até conhecer pessoas de bem e receptivas.  Quando considerada a divisão pelas 5 grandes regiões, esta encontra-se no Sudeste, limitando-se com a Bahia, já na região nordeste.

Pontos turísticos de Diamantina até a chegada ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o roteiro inclui transporte a partir de Belo Horizonte, hospedagem em receptivos familiares de artesãs, alimentação orgânica e típica, oficinas de tratamento do barro, modelagem, oleio, pintura e queimaA região, que inicialmente pertenceu à Bahia (até o final do século XVIII), foi incorporada ao estado de Minas Gerais, após a descoberta de diamantes no tijuco (região de Diamantina).

Na hora de hospedar, certamente você encontrará lugares aconchegantes, com camas e colchões bastante confortáveis, tv, rádio e até sinal de internet. Contudo, as pousadas geralmente não são finas e elegantes. São voltadas a simplicidade e ao conforto, mas não deixam de ser lindas. O café da manhã é repleto de delícias mineiras e a programação para a noite é cheia de música ao vivo, com artistas da própria região.  O destino é mais indicado para pessoas que adoram regiões mais calmas. o ecoturismo tem um potencial muito grande na região. O forte são esportes de aventura como escalada, tracking (caminhadas por trilhas) e o passeio off-road.

Apesar de ser bastante parecido com o sertão, o Vale do Jequitinhonha tem muitos traços da cultura goiana. O uso de ingredientes como o carne de sol, manteiga de garrafa e até a farinha de mandioca são comuns. Há muitos anos atrás, a história conta que a região era habitada somente por índios e esses viviam entre as matas da floresta. O Vale do Jequitinhonha é cercado por toda a cultura indígena nordestina e tem traços muito parecidos com o sertão brasileiro.


Outro desafio é preparar a estrutura necessária para receber os visitantes, a estratégia do turismo solidário atuaria na capacitação dos moradores para atender com qualidade, oferecendo um café da manhã, almoço, hospedagem. De acordo com o doutor em Ecoturismo e professor da , UFMGWeter Valentin de Moraes, para que o turismo comunitário se consolide na região também é necessário que haja a figura do empreendedor satélite, que capte o turista onde ele está.



Nenhum comentário:

Postar um comentário