Pratos típicos de Porto Alegre belíssima cidade gaucha.

O nome carreteiro não poderia ser mais sugestivo, é uma homenagem, aos transportadores de carga que circulavam em suas carretas puxadas por bois nas travessas do sul e cozinhavam a sua alimentação em panelas de ferro, numa mistura de charque picado com arroz. Assim nascia o Arroz Carreteiro. Para aqueles carreteiros era definitivamente unir o útil ao agradável, já que  a praticidade do prato combinava com a rotina levada por eles.

lombo defumado com molho de raiz forte e joelho assado ao molho de cerveja escura. E mais medalhão de salmão em molho de alho-poró e camarão, linguado em molho de bacon e cogumelos variados. Entre as guarnições, o chucrute, o repolho roxo com maçã e canela, spätzle gratinado, batata salteada e quiche de cebola.

A pecuária sempre foi um dos principais esteios do desenvolvimento da região do Grande Pampa. Com o passar dos anos os estancieiros foram aprimorando seus rebanhos, pela importação de raças e reprodutores importados para suas cabanhas. O gado de origem inglesa como o Hereford, o Aberdeen Angus, o Charolês, o Devon, entre outras raças de gado próprio para produção de carne “especial de primeira”, apresentam o famoso marmoreio da graxa entremeada nas carnes.


Para preparar um bom churrasco não há muito o que ser feito. Basta cortar a carne em pedaços grandes, colocar em uma churrasqueira com fogo a lenha ou carvão. Conforme vai assando coloque o único tempero utilizado, o sal grosso, para que permaneça o gosto original da carne assada no calor da brasa.

Existem alguns segredos para um bom churrasco e já já voltamos com mais dicas!


O Rio Grande do Sul, de tanta e tamanha cultura, tão variada quanto sedimentada pelo mundo todo através dos Centros de Tradições Gaúchas, ainda não tinha um prato  típico. falar em Rio Grande pelo Brasil afora, é falar em churrasco. Qualquer um gaúchos, quando percorrendo outros rincões e parando em algum lugar, se hospedando em alguma família, logo somos convidados a preparar “um autêntico churrasco gaúcho”.

Típico personagem dos pampas gaucho


Típica bebida da região, um chá com ervas e água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário