Gastronomia Cearense

Frutos do Mar: Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados. . Outros


crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima. 
Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como "camarão no leite de coco", a "caldeirada" (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo. 


A Gastronomia em Fortaleza é tipicamente nordestina; baseia-se, fundamentalmente, na pesca, na pecuária e em algumas culturas agrícolas. Da pesca sobrevêm a lagosta, as inúmeras variedades de peixes, o camarão, o caranguejo e pratos como a peixada, o camarão ensopado ao alho e óleo, o caranguejo cozido, as patinhas à milanesa e o casquinho de caranguejo. Da produção agrícola destacam-se a macaxeira, a batata-doce, o coco e o milho, responsáveis pelos bolos, cuscuz, mungunzá, canjica, pamonha, pé-de-moleque e o próprio milho cozido ou assado. O feijão e o arroz oferecem um dos pratos mais típicos da região: o baião-de-dois com manteiga e queijo de coalho.

Da cana-de-açúcar, o nutritivo caldo, a popular rapadura, mas é a cachaça o principal produto degustativo. A carne seca, herança do ciclo do couro, é aproveitada no preparo da paçoca, batida no pilão com a farinha de mandioca e, assada, acompanha o baião-de-dois. A panelada, a buchada, o sarrabulho ou sarapatel são ainda exemplos de  pratos salgados difundidos no Estado.


Do Sertão: Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada. 

Nem só de carne e frutos do mar se alimenta o povo cearense. Na sua mesa, são encontradas váriasguloseimas, apropriadas para o café da manhã ou na tradicional "merenda" (expressão tipicamente nordestina). Das casas de farinha, vêm as tapiocas (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos o nutritivo caldo de cana e a popular rapadura.  
Culinária é arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte. Aqui  você encontra os melhores de Fortaleza de acordo com pesquisa feita na cidade com políticos, socialites, empresários, público em geral e turistas é claro. 



A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. 

Das frutas tropicais, caju, mamão, coco, manga, goiaba, maracujá, graviola, jaca, abacate, sapoti, murici, cajá, dentre outras, são elaborados doces, sucos e sorvetes. E como sub-produtos do caju ressalte-se a cajuína e a castanha, industrializada ou de produção caseira.
Frutos do mar são outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense, tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. O camarão também é uma iguaria bem degustada em pratos como o "arroz de camarão" ou "bobó de camarão".
Os polos gastronômicos, da Varjota, Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar são os locais com maior diversidade de restaurantes de cozinhas diversificadas de várias nacionalidades, além de pizzarias, churrascarias, lanchonetes, cozinhas contemporânea e regional. Outro polo gastronômico fica no sul de Fortaleza, na divisa com Eusébio, nas tapioqueiras, um centro de vendas com vários restaurantes especializados no preparo desta que é uma das comidas típicas do Nordeste, a tapioca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário