Culinária Paranaense é formidável e muito saborosa.

Que a cidade de Curitiba é moderna e bem estrutura, isso já sabemos, mas que a cozinha paranaense é formidável e muito saborosa, essa informação muitos não conhecem. Estamos na capital do Paraná, cidade exemplo de preservação, que traz pratos variados entre si, mas que juntos demonstram a essência paranaense.

Da variedade paranaense, escolhemos três pratos, aqueles que por trás da sua história trazem todo jeito da cidade e que empolgam o turista a conhecer.  O Barreado, o Pinhão e a Carne de Onça são típicos daqui.


Barreado



É um dos pratos mais famosos do Paraná e faz parte do cardápio em restaurantes de Curitiba. É feito com carne bovina, toucinho etemperos típicos da cozinha paranaense. Sua origem veio da época em que os portugueses colonizaram o litoral paranaense; os índios Carijós preparavam o prato em panelas de barro, as quais eles mesmos fabricavam. A cidade de Morretes, localizada no litoral paranaense, é muito procurada pela gastronomia, principalmente pelo barreado servido nos restaurantes da região.

Pinhão



A semente vem da árvore Araucária, que é encontrada principalmente na região sul. Pode ser usado para incrementar a deliciosa receita de frango com polenta e para fazer bolinho de pinhão. Além disso, é possível fazer conserva e também pode ser apreciado após cozido na panela de pressão ou assado na chapa.

Carne de Onça



Ao contrário do que o nome diz, a Carne de Onça não se aproxima nem um pouco com a carne de um felino. O prato é composto por pão preto coberto com patinho cru moído três vezes (e na hora) com cebola, cebolinha, cheiro verde e azeite de oliva.

O Paraná foi ocupado por uma infinidade de imigrantes, sejam eles italianos, japoneses ou alemães. Porém, a maior influência no estado veio da imigração de poloneses e ucranianos, que além de alguns costumes, trouxeram ao Paraná muitos de seus pratos típicos.

Da parte dos poloneses, contamos com o pierogi, uma massa cozida e recheada com batata e requeijão e os bigos, um tipo de carne de porco cozida em pedaços com chucrute. Já os ucranianos incrementaram a culinária paranaense com pratos típicos de inverno, como o borscht, uma sopa de beterraba, repolho, costela de porco defumada e creme de leite, tudo isso servido com broa de centeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário