Comidas Típicas de Maceió

A culinária alagoana é bastante saborosa e diversificada, encabeçada pelos frutos do mar e da lagoa. Os peixes, crustáceos, moluscos e mariscos fazem de Maceió o lugar ideal para quem gosta de saborear o que há de melhor na cozinha regional. Carapeba e cavala frita, lagosta, camarão, fritada de siri, massunim ao coco, sururu (molusco rico em fosfato e abundante em nossas lagoas), servido ao coco, ao vinagrete ou na casca (sururu de capote), e as tradicionais peixadas ao molho de camarão, encanta os olhos e o paladar dos nativos e visitantes, e são facilmente encontrados nos diversos restaurantes espalhados pela cidade e principalmente nos localizados à beira mar.

Comidas típicas de Alagoas são as iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite. Frutos do Mar entram no cardápio de Alagoas. Sua culinária de peixes, crustáceos, mariscos e moluscos, lagostas, camarões, fritada de siri, sururu, maçunim e as tradicionais peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta e muito leite de coco, merecem ser degustadas

Bem próximo do Centro de Maceió, entre a lagoa e o mar, o lugar é totalmente diferente dos outros bairros da capital alagoana.

A primeira coisa que lembramos quando ouvimos falar do Pontal é do seu variado artesanato, referência em todo país. Bordados, filés e crochés são artes passadas de geração em geração. A avenida principal do bairro concentra praticamente todas as lojinhas de artesanato e restaurantes, que servem pratos deliciosos típicos do local. 



A culinária de Alagoas parece bastante com a de Pernambuco, possui fortes influências indígenas,dos portugueses e dos africanos. Os índios ensinaram como aproveitar o milho, as raízes e túberculos e a mandioca. Os portugueses trouxeram o azeite de oliva, o bacalhau, o vinho e as técnicas de preparo de caldos, ensopados e cozidos. Já os africanos indicaram ingredientes, como o coco e a pimenta. O charque (carne-seca), feijão, milho, arroz, a farinha de mandioca, a manteiga de garrafa e o queijo de coalho são muito usados. Os peixes também são representantes da culinária alagoana. A receita mais tradicional feita com peixe é a peixada alagoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário