Comidas Típicas do Acre




















Baixaria
A 'baixaria', nome tradicional do prato tipicamente acreano, tem uma receita bem simples: farinha de milho (fubá ou cuscuz, como é conhecido em algumas regiões do país), carne moída, cheiro-verde e ovo frito, servido no café da manhã nos mercados populares em todo o Estado do Acre, a baixaria tem mais de 1900 calorias e segundo a empresária Antônia Pereira, a Toinha do Mercado, como é conhecida, é o principal pedido em seu restaurante, localizado no Mercado do Bosque, em Rio Branco. "São 40 quilos de carne moída em um dia. 



















Cozidão
Prato típico da capital, Rio Branco. Sua base leva carne com osso, mandioca, banana da terra, batata, cenoura, ervas e maxixe (hortaliça de origem africana, da família da abóbora, pepino, melão e melancia). É um prato saboroso e com muita substância, que costuma ser acompanhado de arroz.


























































                                            Pirarucu à casaca e ao leite de castanha-do-brasil

A receita deste peixe de água doce tão popular da culinária amazônica leva lascas de pirarucu, seco e frito, com farinha do uarini (tipo de farinha de mandioca, também chamada de ovinha) regada ao leite de castanha-do-brasil, além de cebolas, ovos cozidos, azeitonas verdes, bananas em rodelas e pimentões. À primeira vista pode parecer uma bacalhoada, mas não é. É servido acompanhado de arroz. Resista, se for capaz.







                                                                                                                Feijão ao leite de castanha-do-brasil
D
elicioso creme de feijão com leite extraído da castanha. A receita leva feijão, leite de castanha-do-brasil, cebola, alho, sal e açúcar. Depois de cozido, o feijão é batido no liquidificador até adquirir uma consistência cremosa. Em seguida é peneirado e misturado ao açúcar e ao leite de castanha-do-brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário