sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Turismo em Caçapava do Sul RS, uma Cidade de Enigmas!

Turismo em Caçapava do Sul RS é viver grandes epopeias, foi a 2ª Capital da República Rio-grandense nos anos de 1839 e 1840. Durante muitos anos foi a maior produtora de cobre do país e também responsável por 80% do calcário produzido no Rio Grande do Sul, a economia é basicamente sustentada pelo setor de mineração. Com ocupação da Clareira dos Charruas, teve início a história conhecida de Caçapava, a qual foi elevada à categoria de Vila em 25 de outubro de 1831 e à categoria de Cidade em 09 de dezembro de 1885, através da publicação da lei nº 1535.


Em razão de sua referência histórica com a Revolução Farroupilha, são quatro os bens tombados, três deles pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), fazer turismo em Caçapava do Sul você conhece a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Assunção, o Fórum de Caçapava, a Casa Ulhôa Cintra (ou Casa de Reunião dos Farrapos) e o Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Casso que abriga o Museu Lanceiros do Sul e a Biblioteca Municipal Domingos José de Almeida.













Quando surgiu a Paragem de Cassapava. A palavra Caçapava, na língua tupi-guarani, significa: Clareira na Mata, Fim da Estrada na Mata e Fim da Travessia no Monte. No sangue dos caçapavanos corre uma veia histórica e repleta de lutas. Localizada num ponto chave entre as batalhas que se sucederam no Rio Grande do Sul, Caçapava do Sul notabilizou-se na luta por seus ideais de liberdade e justiça. Pela bravura de seus habitantes, conquistou o título de segunda capital farroupilha, no período de 9 de janeiro de 1839 a 30 de maio de 1840.

Informações Completas de Caçapava do Sul.


  • Distante da capital a 260 km;
  • Com uma área de 3.047,120 km²;
  • Fundada no dia 25 de outubro de 1831;
  • População de 34.690;
  • Densidade de 11,4 habitantes por km²;
  • Altitude de 445 metros acima do nível do mar;
  • Clima temperado e úmido, sem período definido de secas;


O Município de Caçapava do Sul trás também Segredos.


No município há um famoso ponto turístico natural, chamado Pedra do Segredo, uma elevação natural que atrai montanhistas e turistas do Estado e de diversas outras regiões do país. A Pedra do Segredo, que deve o nome às suas cavernas e labirintos, é um conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, que possui aproximadamente 160 metros de altura. O local é imperdível para os amantes da natureza e é muito procurado por alpinistas e montanhistas. As pedras gêmeas assemelham-se a duas cabeças de gorilas de rosto colado. 










Local natural e histórico com formações rochosas que serviram de abrigo dos combatentes que usavam para esconderijo, descanso e resguardo de equipamentos e carretas. Além de visitação de turistas no parque de Caçapava do Sul, o parque também oferece área de camping que fica ao lado da base e oferece banheiros com chuveiros quentes. Mas, mesmo nesta área, não é permitido barulho. O pôr do sol visto do alto da pedra é um espetáculo de grande beleza.

A Pedra do Segredo em Caçapava do Sul Possui Três Cavernas:


  • Caverna da Escuridão
  • Caverna do Salão das Estalactites
  • Caverna Percival Antunes


Informações sobre o Parque


  • O parque da Pedra do Segredo é uma unidade de conservação;
  • O parque não oferece trilhas noturnas;
  • Nada pode ser retirado do parque;
  • É proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas nas trilhas;
  • É proibido a entrada de animais domésticos;
  • Uma das trilhas do Parque tem 722 m qualquer dia da semana dentro do horário do sol;
  • Travessia na caverna da escuridão, acompanhada de monitores e com equipamento adequado. Essa trilha funciona somente nos finais de semana e feriados;
  • A outra trilha permite que o turista vá ao topo da pedra;


As Belezas de Caçapava do Sul RS.


A região, privilegiada com belezas naturais (guaritas, pedra do segredo, cascata do Salso) e outras históricas (forte D. Pedro II e os escombros da Cia Brasileira do Cobre onde está a imponente Mina Céu-Aberto) tem ainda a fama de ser ponto preferencial para observação de ovnis (!). É um destes lugares onde a força da natureza provoca um desequilíbrio em nosso estado normal; uma inquietação.







Em sua configuração topográfica observam-se campos e serras imponentes, com terras escuras e solo silicioso, prestando-se de maneira admirável à criação de gado e à agricultura. O município de Caçapava do Sul tem como base de sua economia o setor primário na pecuária, agricultura, indústria e mineração, que é responsável pela produção de mais de 85% do calcário do Estado do Rio Grande do Sul. A Gastronomia é rica e forte, à base de carnes bovina e ovina, com influência portuguesa, espanhola, africana e indígena. 

A estação em Caçapava do Sul faz parte de rede de estações meteorológicas que transmite via satélite às informações a central em Porto Alegre. Na estação os valores medidos minuto a minuto são transmitidos automaticamente a cada hora. O município de Caçapava do Sul conta com uma estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia. Essa unidade registra diariamente as condições climatológicas através de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade dos ventos.

O Tradicionalismo é cultuado por seis Centros Tradicionalista Gaúcho (CTGs) e realiza uma das maiores festas tradicionalistas no Estado que é a Semana Farroupilha, a qual encerra em 20 de setembro. Cenário dos filmes “Anahy de Las Missiones” (1997) - De Sérgio Silva; “Valsa para Bruno Stein” (2007) – De Paulo Nascimento. Recordes em voo livre na Rampa do Cerro da Angélica. - Maior Produtor Estadual de Calcário Agrícola. - Guaritas: Uma das sete maravilhas do RS. - Único Forte Militar existente no sul do Brasil (Forte Dom Pedro II). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário