quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ilhabela São Paulo e seus Belos Pontos Turísticos.

Ilhabela, com suas 40 praias de tirar o fôlego, é um dos destinos preferidos no litoral Norte de São Paulo. Tomar um sol, um banho de mar e relaxar com a brisa do oceano. Tanto do ponto de vista histórico quanto natural, a ilha tem muito o que revelar, até mesmo para quem já esteve por lá inúmeras vezes. Agora, imagine essas histórias tendo como pano de fundo a beleza natural de Ilhabela, com suas praias, águas cristalinas e montanhas ao fundo. Da praia é difícil de notar, mas Ilhabela guarda muito mais do que aparenta. Mas com tanta riqueza natural, fica a pergunta: o que fazer em Ilhabela?

Muitos dos segredos de Ilhabela estão escondidos nas profundezas de suas águas. A ilha guarda ao todo 23 naufrágios, alguns com mais de 130 anos de história. Três naufrágios são os mais recomendados para mergulhadores iniciantes. São eles o Aymoré (1914; Praia do Curral; 3 a 7 metros), o Dart (1894; Itaboca; 5 a 15 metros) e o Velásquez (1908; Ponta da Sela; 9 a 20 metros). O Mergulho de Naufrágios pode ser feito apenas por mergulhadores certificados.

Ilhabela tem em torno 42 cachoeiras em seu território, a Cachoeira da Toca é um bom começo, a Cachoeira do Bananal Além da beleza da queda d’água em forma de tobogã, de lá, você também pode contemplar a vista para o mar, durante o período colonial, com o cultivo baseado em mão de obra escrava, Ilhabela teve um grande episódio de escravidão, sendo ponto de comércio ilegal de escravos. Acredita-se que a população escrava tenha chegado a mais de 10 mil pessoas. Os escravos fugidos procuravam esconderijo na mata, e a Cachoeira do Bananal foi um dos abrigos que serviu de antigo refúgio. Por isso, ela também é chamada de Cachoeira do Quilombo.



A cidade que conta com incríveis 130 km de costa, distribuídos em 40 lindas praias, possui mais de 82% de área preservada por um parque estadual e conta com uma grande diversidade de pontos turísticos, é possível desfrutar tanto do glamour da Vila com pousadas de alto nível, como também deixar tudo de lado e ir para praias desertas e locais com natureza deslumbrante e intocada.

No mês de maio, a ilha comemora a festa da cultura Caiçara com festejos em homenagem à São Benedito, contando com muita festa e tradição nas ruas da Vila que se tornam o palco de apresentações da Congada, um tipo de folclore típico da ilha. Ainda no primeiro semestre do ano também são comemoradas as festas Santo Antônio e a clássica festa e São João, que são a combinação perfeita entre procissões, missas e folclore. No mês de julho acontece a Semana Internacional da Vela, também conhecida como Sailing Week, que reúne uma média de 1,5 mil velejadores de todo o mundo, mas principalmente da América Latina. 

Embora seja no verão e nos feriados que todos os serviços e atrações da praia estejam funcionando a todo vapor, também é nessas épocas que acontecem alguns congestionamentos nas balsas, onde as praias estão mais cheias. Mas a ilha oferece diversas opções de atrações e diversão o ano inteiro com diferentes climas e com boas opções de lazer, gastronomia e esporte!


Durante a primavera e o verão, o clima é ideal para visitar as praias e fazer muitos esportes e passeios ao ar livre, sendo fevereiro o mês mais quente do local, com temperaturas que chegam a ultrapassar os 40 graus. A melhor época para viajar para Ilhabela, depende do tipo de passeio que você busca, mas a ilha oferece opções para o ano todo.

Já  mostramos aqui diversas vezes que o Brasil não deixa a desejar quando se fala em beleza natural. Nessa lista, se incluem as praias. Em época de alta temporada, é difícil encontrar um destino à beira-mar que não esteja lotado. Separada do continente por um canal de seis quilômetros de largura, Ilhabela é como o nome diz. Rodeada de mar por todos os lados, a ilha possui 40 praias deslumbrantes distribuídas ao longo de seus 128 quilômetros de costa. 





Em  seu lado leste, voltado para o mar, predominam altos costões e praias selvagens – algumas delas, quase desertas, só podem ser acessadas por trilha ou barco. Na orla voltada para o continente, onde está o canal de São Sebastião, se concentram enseadas de mar calmo, muito procuradas por famílias. Embora fique muito mais intensa no verão, a vida por ali não se resume a esta época: consagrada como a capital da vela, Ilhabela realiza sua Semana Internacional em julho.

Assim, a qualquer época, desfruta-se de nada menos que 365 cachoeiras - uma para cada dia do ano, como dizem -, bons restaurantes e uma vida noturna agitada, além de bons hotéis e pousadas. O centro histórico, chamado oficialmente de Vila, guarda construções históricas, lojinhas e é um charme só. Ainda que a população de 30 000 pessoas se multiplique por dez na alta temporada, vale encarar a fila da balsa para aproveitar o que aquele pedacinho de terra tem de melhor.

Depois que o sol se põe, o bar torna-se um dos destinos mais promissores para os solteiros na ilha. A Vila é o centrinho de Ilhabela, local charmoso e principal ponto de agito noturno da ilha. A Vila fica 6 km ao norte da balsa e possui alguns dos mais charmosos hotéis e pousadas de Ilhabela, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. Na Vila desembarcam os turistas vindos de navios de cruzeiro.





Algumas praias de Ilhabela ainda é uma região selvagem e de difícil acesso. Algumas praias são desertas e outras abrigam pequenas comunidades caiçaras. As mais frequentadas são Castelhanos e Bonete. A ilha reúne sofisticação, charme, lindas praias, esportes e muita natureza. É uma localização perfeita para conhecer as praias durante o dia e ter a tranquilidade de estar hospedado junto ao melhor da noite de Ilhabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário