quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Turismo em São João Del Rei.

São João Del Rei é uma cidade localizada em uma região chamada Campos dos Vertentes, no sudeste de Minas Gerais que é um pólo turístico próximo a Tiradentes. São João Del Rei é uma linda cidade pronta para o turismo que mistura modernidade com preservação de suas tradições na arquitetura barroca das casas, festas religiosas e na rica gastronomia. São João Del Rei foi fundada no ínicio do século XVIII pelo aventureiro taubateano Tomé Pontes Del Rei, quando fixou na região que se chamava Porto Real da Passagem, afim de dar condições de pouso, alimentação e travessia pelo famoso Rio das Mortes aos aventureiros que passasse por aquelas bandas.


Mais tarde, quando ocorreu a descoberta das pepitas auríferas nas proximidades da Serra do Lenheiro, um forte núcleo urbano desenvolveu-se rapidamente. Considerada uma das maiores vilas do século do ouro para os portugueses, São João Del Rei chegou a ser cogitado para ser a capital do novo país caso a Inconfidência Mineira acontecesse.  Atualmente, São João Del Rei conta com um acervo histórico muito importante dentro do país, atraindo vários interessados em conhecer a História de Minas Gerais. 
São João Del Rei em épocas especiais de festa, a cidade se volta para os festejos religiosos. Os habitantes e turistas participam das procissões, que relembram as cenas da Paixão de Cristo. Nesse período, todas as igrejas históricas ficam abertas à visitação. O público é convidado a participar de diversas atividades, como a confecção dos tapetes de areia e flores que enfeitam as ruas da cidade. Para incrementar a comemoração, apresentações teatrais, de canto, de dança e musicais são realizadas no Largo São Francisco.
A história de São João Del Rei começou em 1704, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Na época, o local recebeu o nome de Arraial Novo Rio das Mortes e seu solo foi intensamente explorado devido à grande quantidade de ouro encontrada. Em 1713, para presentear Dom João V, Rei de Portugal, o Arraial foi nomeado Vila de São João Del Rei. 
No bem conservado centro histórico com suas diversas e imponentes igrejas é que sentimos todo o peso da história desta importante e política cidade. Berço de Tancredo Neves é no solar dos Neves que passado e presente se confundem. O conjunto do largo, que vai além da praça, com a sua arquitetura colonial e bancos, mostra o lado pacato e interiorano de São João del Rei, e oferece uma visitinha à Igreja de São Francisco, com uma riquíssima decoração.

São João Del Rei e Tiradentes são duas belíssimas cidades com grande valor histórico, uma se liga a outra por meio de uma Maria fumaça que percorre as cidades que foi fabricada no final do século XIX. A cabine era o inicio de tudo da Maria fumaça, que gerava força para conduzir o restante dos vagões do trem, que no início, seus vagões eram apenas para transporte de mercadorias preciosas, e café, o ouro preto de Minas Gerais.
O turismo regional ganhou um grande aliado para promover as peculiaridades mineiras da região. Criado pelo Circuito Trilha dos Inconfidentes, o guia impresso "Tô na Trilha" disponibiliza para os turistas informações e dicas sobre hotéis, restaurantes e atrativos turísticos de 22 cidades mapeadas e catalogadas no Campo das Vertentes, além dos estabelecimentos poucos conhecidos e explorados pelos visitantes. São citadas cidades como Lavras e São João del Rei. O objetivo da publicação é oferecer informações a turistas que visitam a região durante os  festivais locais que reúnem milhares de pessoas. 
Além dos tradicionais pontos turísticos religiosos, como a Igreja de São Francisco ou o Centro Histórico, o turismo de aventura e locais ainda pouco conhecidos. O turismo em São João Del Rei é estimulando a exploração do potencial das cidades do Campo das Vertentes. "Não tem só a parte cultural, mas ele tem outras várias opções para o turista aproveitar a viagem ao máximo.

Um comentário:

  1. A 5ª Foto é das Igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo em Mariana MG e não de São João Del Rei.

    ResponderExcluir