quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Turismo em Corumbá de Goias, uma bela cidade.

Corumbá de Goias é a terra natal de um dos maiores escritores goianosBernardo Elis, autor de O Tronco e a Enxada, único goiano a pertencer a Academia Brasileira de Letras (ABL). Para quem quer curtir  sem muito barulho, próximo da natureza e tendo como pano de fundo uma paisagem belíssima, uma boa dica é a cidade de Corumbá. Localizada a 100 km de Goiânia e cerca de 21 km de Pirenópolis, as ruas com casario colonial, típicas do século XVII e XVIII remetem o turista aos tempos da corrida do ouro em Goiás. além da culinária, artesanato e visitações a igrejas e prédios históricos, a cidade reserva passeios ecológicos. Entre as principais atrações do ecoturismo destaque para dois pontos: o Salto de Corumbá e a Caverna dos Ecos.



Fundada em 1730, a cidade conserva até hoje seus traços coloniais nos velhos casarões construídos pelos bandeirantes em busca de ouro. O rio Corumbá, com suas águas escuras ocasionadas pelas folhas e pedras do cerrado e suas inúmeras cachoeiras, é ideal para a prática de boia-crós e rafting. O Salto de Corumbá é uma das grandes atrações turísticas, pela sua beleza selvagem e natural. Próximo à cidade, outros locais que merecem ser visitados: Cachoeira do Manjolinho, Tapera Grande, Pai Inácio, Taquara e Pedreira. É um município emancipado de Pirenópolis.


De acordo com o IBGE, Censo Demográfico de 2010, o município de Corumbá de Goiás tem uma área de 1.062 km². Sua população segundo dados Censo é de 10.361 habitantes, sendo 5.415 homens, e 4.946 mulheres, 6.416 residem na zona urbana e 3.945 residem na zona rural. A taxa de crescimento anual é de 2,36 e sua densidade demográfica é de 9,76 habitantes/km².



O município está separado de  Pirenópolis pela Serra dos Pirineus, que contém o pico mais alto do grande divisor da bacia Amazônica e a bacia do Prata. As águas que banham o município desaguam inteiramente na bacia do Prata,e também encantam muitos turistas, formando o rio Corumbá, rio Areias e o rio do Ouro, afluente do rio Corumbá que separa o município de  Alexânia.

Os rios Corumbá e Areias criam divisas com os municípios de Abadiânia,  Cocalzinho e Santo Antônio do Descoberto. A altitude média é de 962 metros, chegando a ultrapassar 1.200 metros em determinados pontos. Sendo uma região alta, com relevo bastante acidentado e um sistema de drenagem abundante, seus rios e córregos possuem inúmeras cachoeiras e quedas d'água que se espalham por todo município.  Algumas dessas chegam a medir 60 metros de altura.


O turismo vem se desenvolvendo rapidamente na região Centro-Oeste do Brasil, atraindo visitantes de várias partes do mundo. A região mais conhecida é o Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Trata-se da maior bacia inundável do mundo, com vegetação variada e fauna muito rica. Outros pontos de interesse são as chapadas, como a dos Guimarães, em Mato Grosso, e a dos Veadeiros, em Goiás. Há ainda Brasília, no Distrito Federal, caracterizada pela moderna arquitetura sendo cidade "Patrimônio da Humanidade", além de muitas outras regiões.


O estado de Goiás é muito conhecido por suas belezas naturais. Entre elas, recebem destaque o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, que representam a conservação do cerrado. A prática de mergulho é realizada no Lago de Serra da Mesa. As águas termais são encontradas principalmente em Caldas Novas e Rio Quente. Quanto ao aspecto cultural, o patrimônio histórico pode ser encontrado em Pirenópolis, Goiás, Niquelândia e Corumbá de Goiás, que também possuem cachoeiras. Grutas existem praticamente em todas as cidades do Norte Goiano.
 Destacam-se também a comunidade quilombola de Cavalcante e a comunidade exotérica de Alto Paraíso de Goiás. Em Ivolândia encontra-se a cidade de Pedra. A cidade de Paraúna também conta com formações rochosas. A cidade de Rio Verde possui diversos pontos turísticos. A capital Goiânia possui, no seu centro, o maior acervo do estilo patrimonial em art decó no Brasil. Oferece atrativos culturais, além das feiras diárias e da Feira Hippie, aos domingos, a maior do gênero na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário