terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cidade de Sorriso em Mato Grosso, considerada cidade agrícola.

O município de Sorriso está situado na Região Norte do Estado, no km742 da rodovia BR 163, Cuiabá Santarém, distante de Cuiabá 420 km e tem uma população, estimada em 2015, de 80.298 habitantes. Iniciou sua colonização na década de 70 tendo como primeiro morador Otávio de Souza Cruz. O catarinense Claudino Francio adquiriu um grande território nesta região de Mato Grosso e a partir de 1975, dedicou-se à colonização da cidade, atraindo colonos do sul do Brasil. Sorriso é uma cidade planejada sob certos aspectos, pois suas avenidas principais são amplas e largas. Há praças, jardins, áreas verdes e parques bem distribuídos. As boas condições de vida permitem construções de alto padrão por todos os bairros.




A economia do município está diretamente relacionada ao agronegócio, sendo o cultivo da soja a principal atividade. É considerado o maior produtor de soja do país. No município encontram-se instaladas multinacionais como Archer Daniels Midland (ADM), Bunge, Cargill, Dreyfus, Noble e Glencore, além de empresas regionais como Amaggi, Coacen, Fiagril e Multigrain entre outras. Também destaca-se a produção de algodão e milho. Possui 2 abatedouros de aves e 3 de suínos, que se deu a  instalação de outro desde 2012.
A abertura da Br 163 garantiu o desenvolvimento da região. A partir deste impulso, lideranças locais conseguiram do governador Frederico Campos, em 26 de dezembro de 1980 a elevação de Sorriso, para Distrito de Nobres (Lei Municipal nº 4728). Somente em 13 de maio de 1986, foi sancionada a lei de nº 5002, que elevou Sorriso a categoria de município. O município de Sorriso, no estado do Mato Grosso, foi o maior produtor de grãos do país em 2007, com 2,5 milhões de toneladas, segundo o IBGE.
A vegetação do município de Sorriso é constituída por cerrado, arbóreo denso, florestas abertas e 65% da área do município é de campos cerrados. A área verde está localizada na área central da cidade. A área de preservação permanente, fazendo com que as matas nativas sejam preservadas, A área verde passou por uma revitalização, urbanização e uma constante conscientização junto à sociedade sobre este importante espaço verde.

Apesar do cerrado ser considerado por alguns um lugar pouco atraente e vistoso, guarda em seu interior uma considerável riqueza. Dentro deste molde se encontra o Salto Magessi, localizado a 150 Km de Sorriso. A unidade de conservação abrange  a Cachoeira e áreas adjacentes do Salto Magessi, num limite de cinco mil metros de comprimento ao longo do RioTeles Pires e mil metros de largura na margem direita. Esta unidade de conservação tem como objetivo:
  •  Preservar o ciclo biológico de espécies de fauna e flora nativa da região;
  •  O desenvolvimento de estudos e pesquisas;
  •  A proteção da beleza cênica do local;
  •  O eco turismo como forma de lazer e educação ambiental.



O Clima Tropical Úmido (com a estação seca bem definida)Temperatura média anual: 26ºC. É considerado Maior produtor de soja do Brasil (1.688.120 ton.), é o município com a maior área plantada de soja do mundo (590 mil hectares), os  Restaurantes locais servem pizza de soja e tem o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Mato Grosso.
Considerada a capital nacional do agronegócio, a cidade de Sorriso está com o processo de plantio do milho safrinha mais avançado entre as principais cidades produtoras de Mato Grosso. Segundo análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o cultivo alcançou cerca de 60% da área estimada em 487,1 mil hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário