terça-feira, 25 de agosto de 2015

Belos Pontos Turísticos de João Pessoa.

João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com 780 738 habitantes, é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 24ª do Brasil e sua região metropolitana, formada por João Pessoa e mais onze municípios, tem uma população de 1 223 284 pessoas (IBGE/2014), a sexta maior do nordeste brasileiro. É uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste. João Pessoa foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife). Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda. Dados de 2000 mostram João Pessoa como a capital menos desigual do Nordeste, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com o coeficiente de gini de 0,630, embora tal índice seja considerado "muito alto"de acordo com a ONU.

Sua denominação atual, "João Pessoa", é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo o estopim da Revolução de 1930, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, advogado cujo escritório fora invadido por tropas governamentais.

Os atrativos turísticos do litoral de João Pessoa, que estão incluídos dentro do projeto Rota Turística 101. O projeto tem por objetivo inserir roteiros turísticos das cidades que estão às margens da rodovia BR 101 e interligam os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O ‘Rota Turística 101’ vai segue o modelo da Rota 233, criada pelo governo de Pernambuco e que contempla 52 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos e lojas de conveniências de 17 municípios de quatro regiões.

Belas praias e sol o ano todo são características comuns a todo o litoral nordestino, mas, o sol que chega primeiro, você só encontra em João Pessoa, mais especificamente, na Ponta do Seixas, o PONTO EXTREMO ORIENTAL DAS AMÉRICAS. Ornada de coqueiros e conservando parte de sua beleza selvagem, Seixas é uma das muitas praias que fazem dos 130 quilômetros de litoral da Paraíba, um eterno convite ao lazer a ao divertimento.

João Pessoa possui um vasto acervo arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. A presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo seu vigor e pela beleza de sua construção.

A religiosidade dos seus colonizadores pontilhou a capital paraibana de templos com grande beleza arquitetônica, entre os quais se destacam: o conjunto de São Francisco, Mosteiro de São Bento, a Igreja da Guia e a Capela da Ordem Terceira do Carmo. O conjunto arquitetônico de São Francisco, formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, situados na parte alta da cidade foi concluído em 1770 e é o maior destaque da  história de João Pessoa.

A Paraíba é berço de paisagens inesquecíveis. A beleza das suas praias aliada à tranqüilidade e a segurança das cidades fazem da Paraíba o roteiro ideal para a sua viagem. As praias paraibanas são os principais atrativos da região. Com uma temperatura de cerca de 28º C o ano inteiro, a Paraíba é um convite ao turismo


Para quem pretende realizar uma viagem, porém ainda não sabe para onde ir, são diversas opções disponíveis no Estado da Paraíba, um local que possui muitas belezas naturais e que esbanja muito conforto e tranqüilidade para seus visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário