sexta-feira, 31 de julho de 2015

Turismo no Arquipélago de Galápagos.

Arquipélago de Galápagos, situado a Noroeste da América do Sul, o Equador se divide em quatro regiões: Serra, Costa, Amazônia e Ilhas Galápagos. As ilhas Galápagos também conhecidas como Arquipélago de Colombo, ficam localizadas no Oceano  Pacífico próximo ao Equador, formando um conjunto de 58 ilhas, atualmente apenas 4 das 58 ilhas são habitadas, formando um conjunto de cerca de 23.000 habitantes, patrimônio Mundial da Humanidade, e a fantástica Galápagos, um dos mais belos arquipélagos do mundo.  Hospedagem em hotéis para turistas e uma boa gastronomia, que têm suas instalações e serviços reconhecidos mundialmente. É também considerada o maior laboratório vivo de biologia do planeta. As atrações turísticas de Galápagos são mergulhos, caminhadas junto a Natureza e etc…

Galápagos apresenta também uma enorme biodiversidade sendo composta por tartarugas, iguanas e várias outras espécies de animais compõem esse local, além de encontros com a fauna singular do arquipélago, na qual se destacam tartarugas gigantes, iguanas terrestres e marinhas, pinguins, atobás de patas azuis e os famosos tentilhões de Darwin, os turistas visitam a Reserva Marinha de Galápagos, onde podem fazer mergulho de superfície e natação. O arquipélago de Galápagos é hoje um dos mais importantes santuários naturais do planeta Terra.
O turismo em Galápagos é restrito. Por isso, estar naquelas ilhas é um grande e inigualável privilégio. A natureza e diversidade de espécies são realmente estonteantes. Foi lá, aliás, que o cientista Charles Darwin se inspirou para desenvolver a Teoria da Evolução das Espécies. Foram cinco semanas de observações e estudos para começar a concluir que as espécies evoluem basicamente graças a uma seleção natural de raças, favorecidas na luta pela vida.
No ano passado, o número de turistas em Galápagos atingiu um recorde de 173 mil visitantes, quatro vezes mais do que há 20 anos. Nos 200 anos do nascimento do cientista britânico Charles Darwin, disse que o arquipélago pode sofrer danos irreversíveis se o turismo na região não for contido.  Galápagos é famoso por abrigar tesouros naturais únicos no mundo e por ter servido de base de observações para que Darwin desenvolvesse a sua teoria da evolução, mostrada no livro “A Origem das Espécies”, que também em 2009 completa 150 anos.

Alguns vulcões ainda são ativos e também fazem parte do turismo em Galápagos. Fazem parte do Equador e são protegidas como um santuário de vida selvagem desde 1935, onde convivem pássaros, iguanas, leões-marinhos, tartarugas gigantes e muitos outros animais. O Isolamento das ilhas no Pacífico permitiu o desenvolvimento de um ecossistema peculiar. Algumas espécies de animais existem apenas nas Ilhas Galápagos. As Ilhas Galápagos foram descobertas em 1535, pelo bispo do Panamá Tomás de Berlanga, quando seu navio ficou à deriva em viagem ao Peru. Ele batizou as ilhas de "Las Encantadas". 
As ilhas Galápagos e suas águas em redor formam uma província do Equador, um parque nacional, e uma reserva biológica marinha. A principal língua nas ilhas é o espanhol.  As ilhas são geologicamente jovens e famosas por seu grande número de espécies endêmicas. A primeira carta de navegação bruta das ilhas foi feito pelo corsário Ambrose Cowley em 1684. Recentemente, o governo equatoriano deu a maioria das ilhas espanholas nomes. Embora os nomes espanhóis são oficiais, muitos usuários (especialmente os pesquisadores ecológicos) continuar a usar os nomes antigos Ingleses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário