terça-feira, 21 de julho de 2015

Turismo na cidade de Nova Venécia ES.

Na cidade de Nova Venécia, ES, aqui o turista encontra hotéis, pousadas, bares, restaurantes, pontos turísticos. Os imigrantes italianos sucederam os desbravadores iniciais. Mais tarde, chegaram também os pomeranos vindos de Santa Leopoldina. Hoje conhecida como a “Pérola do Norte”, a cidade desenvolve a produção de café conilon e criação bovina de raça holandesa. Possui um dos mais dinâmicos parques industriais do Espírito Santo, não tem quebra-molas e o índice de criminalidade é quase zero. É um importante pólo econômico, político e social do Norte do Estado.

Ao longo das últimas décadas a atividade mineradora no Espírito Santo vem se expandindo rapidamente. A mineração em si, já é uma atividade não sustentável, ou seja, o que foi extraído nunca mais será reposto.  Apesar de gerar empregos e levar renda também a pequenos proprietários rurais, a atividade vem ocasionando danos ambientais terríveis e, muitas vezes, irreversíveis. Um exemplo é a mineração aos pés da pedra do elefante.
Nova Venécia está localizada ao  norte do Espírito Santo a cerca de 65 metros de altitude, e com população estimada em aproximadamente 50 mil habitantes. O município é interligado pelas Rodovias ES 130 – ES 137 – ES 220 e BR 381. Sua economia gira em torno da mineração, graças às imensas jazidas de granito localizadas na cidade. Sua indústria também tem papel importante na economia, estando relacionadas principalmente ao beneficiamento desse granito.


Seu turismo também está bem representado, contando com alguns pontos de destaque, como a Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante, Gameleira, o Turismo Religioso, Fazenda Santa Rita, a Fauna e Flora, o Circuito das Águas, belas cachoeiras, Centro de Reabilitação para dependentes químicos, Paraíso das Plantas, Cultivo Orgânico e a Casa de Pedra.
Infelizmente, alguns deles como a Pedra do Dedo ou a do Oratório, bem como os rios Muniz Freire e o rio Quinze de Novembro, quase nunca são citados quando se fala de turismo em Nova Venécia. Entendemos que talvez não os citem, devido as regiões, onde se localizam não possuírem uma estrutura para acolhimento do turista.


O território do atual Município de Nova Venécia foi habitado pelos índios Aimorés, que, fugindo dos combates com as forças portuguesas, nas proximidades da foz do rio Cricaré, procuraram refúgio nas serras situadas nas cabeceiras daquele rio. A primeira penetração no território efetuou-se em 1870, pelo Major Antônio Rodrigues da Cunha, Barão de Aimorés, quando, em Cachoeira do Cravo, no rio Cricaré, foi tentado a explorar uma serra que dali se avistava. Com a chegada de outros colonizadores, fundou-se um núcleo populacional denominado serra dos Aimorés, em virtude da região ter sido habitada inicialmente pelos índios dessa tribo.

Trata-se de um município montanhoso, conhecido por sua economia que, basicamente, gira em torno da exploração de granito e do café. A maior referência em turismo é a região da Pedra do Elefante (distante 10km da sede), que hoje é uma Área de Proteção Ambiental, onde fica a Fazenda Santa Rita, também a igreja Matriz de São Marcos, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a Casa de Pedra, a Praça do Imigrante e de alguns pontos a beleza do Rio Cricaré cortando a cidade.
Hoje, o município de Nova Venécia é um destacado pólo de desenvolvimento sociocultural e econômico do Norte do Estado, com paisagens topográficas, rios, terras e clima de excelente qualidade e matérias primas em diversos setores da economia. A exploração do leite e do café, na agropecuária é sua base economia, mas o extrativismo mineral tem sido grande fator economico do município. A abundancia e a beleza dos granitos do subsolo veneciano tem contribuído para o crescimento acentuado do parque industrial do município.

Um comentário:

  1. ola amigo sou dono do novo agregador http://zueiralinks.com.br/ gostaria de te convidar a dar uma olhada estou começando agora tbm sou blogueiro dono do site www.ozueira.com vim te pedir uma ajuda em participar do meu agregador ou pelomenos da uma olhada e opnar muito obrigado amigo
    http://zueiralinks.com.br/

    ResponderExcluir