segunda-feira, 29 de junho de 2015

Turismo em Itacaré Bahia.

Itacaré faz parte de um cenário exuberante da Bahia e se destaca por apresentar muita história em contraste com a natureza, tem uma formação geológica que se destaca no litoral brasileiro, a faixa costeira entrega uma bela mata atlântica, rios cachoeiras, trilhas, praias de águas cristalinas, coqueiros e manguezais. As construções da cidade são marcadas pelos casarões e igrejas, recheados com o luxo baiano. Destaque vai para os esportes como o surf, a canoagem, rapel e tantos outros que irão desafiar a sua coragem. Itacaré nos mostra um passado marcado pelo plantio de cana de açúcar e uma herança enorme da época do Império do Cacau. Itacaré foi praticamente esquecida durante décadas até renascer para o turismo com a pavimentação da estrada Parque Ilhéus-Salvador (BA-001), em 1998. 


Até então, a cidade de Itacaré era um recanto exclusivo dos surfistas e de poucos aventureiros. A paisagem diferente do restante do litoral baiano, sua extensão é repleta de centros turísticos deslumbrantes, com muitas opções de entretenimento, alimentação, hospedagem, compras e lazer, sem mencionar que o local detém uma das faixas litorâneas mais extraordinárias do país. Itacaré é um paraíso escondido próximo à Ilhéus. Praias paradisíaca, se destaca pelas variadas opções de turismo de aventura e grande oportunidade de contato com a natureza. As principais praias, por exemplo, são acessíveis apenas por trilhas, o que ajuda, e muito, na preservação da vegetação e características do local. 

Pequena e encantadora cidade de Itacaré concentra uma enorme variedade de belezas naturais, sendo um destino perfeito para casais. Além de tudo isso, vale destacar que Itacaré é também um destino cultural, uma vez que se trata de uma antiga cidade colonial que ainda conserva muitos vestígios do seu passado, tais como inúmeros casarões da época do café, sendo que muitos desses casarões foram transformados em charmosíssimas pousadas e restaurantes.

A Bahia tem um vasto patrimônio histórico, ilhas paradisíacas quase desconhecidas, a anual visita das baleias Jubarte com seus filhotes fazendo saltos. Itacaré está a cerca de 450 km via estrada de Salvador e 70 km de Ilheús. Por Salvador também é possível ir de balsa até Itacaré, cerca de 240 km, Para se chegar em Itacaré é um pouco complicado pois não há placas na estrada indicando a cidade por isso é necessário seguir sentido algumas cidades. Saindo da cidade de Salvador deve-se pegar a BR 023 sentido Feira de Santana, são cerca de 90 km, a estrada é boa com mão dupla. Depois pega a BR 101 sentido Itabuna depois de passar pela cidade Santo Antônio dos Perdões deve cruzar a pista sentido Valença, na BR 101,  Chegando em Camamu as placas para Itacaré aparecem, é só pegar sentido Itacaré.
Sua população estimada em 2013 era de 26 753 habitantes. É muito famosa pela beleza de suas praias. O município tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no século XVIII. A povoação foi elevada a sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação atual em 1931. O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas, nos anos 1940, o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998.
 Em 1993, o governo estadual criou uma Área de Proteção Ambiental antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa área de preservação estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa. Desde a criação da Estrada Ilhéus-Itacaré, a cidade é um dos principais centros turísticos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado. 

Sua gastronomia, é uma delícia. Ela é voltada aos frutos do mar e frutas. Os pratos mais comuns de se ver por lá, são: moquecas, salada de bacalhau, estrogonofe de polvo e outras receitas que incluem o siri, caranguejo, lagosta e camarão. Festival de gastronomia atrai todo anos mais de 10 mil turistas, que tem como tema "Riquezas do Mar e da Terra". Durante o evento, participam 36 restaurantes. O festival inclui ainda aulas-shows, roda de conversa, oficinas, "Corrida de Garçons" e visitas técnica às fazendas de plantio de cacau da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário