sábado, 9 de maio de 2015

Turismo em Santo Antônio do Pinhal, uma cidade magnífica para quem gosta de frio.

SantoAntônio do Pinhal uma cidade magnífica para quem gosta de frio,  apenas 175 quilômetros de São Paulo, a pequenina e pacata cidade é o paraíso em meio a Mata Atlântica, na Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba Paulista.  O início do povoamento da região começou em 1860 através de fazendeiros de Pindamonhangaba e Taubaté. Até 1959, ano da emancipação do município, ele pertenceu por diversas vezes tanto a São Bento do Sapucaí quanto a Campos do Jordão. 


O clima do município de Santo Antônio do Pinhal é parecido com a vizinha Campos do Jordão. Com a sede localizada a 1080 metros de altitude, o município tem temperatura média de 18.1°C. O município é muito procurado devido ao clima, o que faz com que haja muitas pousadas. Como São Bento do Sapucaí e ao contrário de Campos do Jordão, a arquitetura do município se manteve com pouca alteração desde os anos 1960, sem que houvesse aquele boom de construções em estilo germânico. Também é comum a prática de esportes radicais na área rural, sendo outro município procurado para realização de trilhas.

Quem quer sair para explorar os arredores da região pode visitar as belezas de Campos do Jordão que trazem pousadas com maior luxo e servem à opção de leito aos turistas que estão de carro. Visitantes possuem a oportunidade de experimentar um pouco do que a Serra da Mantiqueira pode oferecer. Ocorre na cidade durante o feriado de páscoa o festival de Truta onde restaurantes da cidade oferecem aos turistas pratos especiais  elaborados com peixe. E na praça de artesão, no centro da cidade, várias barracas vendem produtos artesanais feito com Truta.

Além das tradicionais festividades, Santo Antônio do Pinhal é conhecida por  dar a cidade que junta a beleza da Serra da Mantiqueira com a tranqüilidade e o sossego de uma pacata cidade do interior. Santo Antônio do Pinhal tem uma ótima infraestrutura hoteleira com pousadas de vários estilos e preços. O turista consegue informações sobre os roteiros turísticos, mapas e sugestões de hospedagem na Associação Comercial (ACASAP), que fica na Praça do Artesão e no Centro de Informação Turística, localizado logo na entrada de Santo Antônio do Pinhal.

O passeio em Santo Antônio do Pinhal  conta com belas paisagens e ainda a passagem pelo trecho de ferrovia mais elevado do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude. O Pico Agudo tem 1700 metros de altitude e proporciona uma visão de 360° avistando desde a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí até o Vale do Paraíba. É considerado pelos praticantes de vôo livre um ótimo local para saltos.

Igreja da Matriz

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua é uma referência para a cidade de Santo Antonio do Pinhal, construída em 1811 e reformada nos últimos anos. Além de ser um dos pontos mais conhecidos da cidade, a igreja também organiza eventos e festas religiosas durante o ano todo. Entre as festas organizadas  pela paróquia  da igreja  da Matriz, está a festa do padroeiro de Santo Antonio do Pinhal, realizada em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário