quarta-feira, 20 de maio de 2015

Turismo em Conceição de Mato Dentro, estado de Minas Gerais.

É comum as pessoas atribuírem como maior riqueza de um povo sua própria identidade. A cidade histórica de Conceição de Mato Dentro no estado de Minas Gerais, está localizada no alto do Jequitinhonha à uma distância de Belo Horizonte de 166 km por estradas de asfalto e terra. Seguir pela MG-10, passando por Lagoa Santa e a cidade de Serra do Cipó. O município de Conceição de Mato Dentro foi fundada em função da descoberta de ouro nas margens do ribeirão Santo Antônio no início do ano de 1701. Em 1702 foi erguida uma pequena Capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição iniciando o processo de povoamento.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

A população cresceu rapidamente no Arraial, até chegar o nome de cidade, em 1703 com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada a primeira Capela do Arraial em 1709. Em 1851 foi emancipada com o nome Conceição do Serro, e em 1925 foi alterada para Conceição de Mato Dentro.

Nos 2 últimos anos a população da cidade cresceu descontroladamente, afirma-se estar em meados dos 20.000 habitantes. A cidade de Conceição de Mato Dentro conta com uma das 10 melhores escolas privadas do Brasil, o Coleguium Rede de Ensino, feito para os alunos nobres que vivem na cidade. As terras do atual município de Conceição do Mato Dentro estiveram ligadas, durante o século XVIII, à antiga Comarca de Sabará e depois à Comarca do Serro Frio.

Com Verões úmidos e quentes, tendo a primavera e o outono como estações de transição entre o Verão e Inverno e vice-versa, os Invernos são secos e relativamente frios. Desde 1961 a menor temperatura registrada em Conceição do Mato Dentro foi de 1 ºC nos dias 27 de julho de 2004 e 26 de julho de 1973, e a maior atingiu 39,1 ºC em 12 de novembro de 1992.

Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro é uma queda-d'água brasileira, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Somando à beleza paisagística da região, estão várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas, provenientes de inúmeras nascentes. O destaque fica para a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta do Estado e a terceira mais alta do Brasil, com 273 m de queda livre. A Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, agora integra o ranking dos 15 lugares mais belos do mundo. Isso mesmo. O registro consta no livro “Beautiful World”, publicado por um dos maiores guias internacional de turismo.

As inúmeras belezas naturais de Conceição do Mato Dentro fazem jus ao título de “Capital Mineira do Ecoturismo”. E não é por acaso. Além das inúmeras cachoeiras, poços, lagoas, sítios arqueológicos e a vasta diversificação de sua fauna e flora fazem do município um lugar de rara beleza. As inúmeras belezas naturais de Conceição do Mato Dentro fazem jus ao título que ganhou .


Vale destacar que a caminhada até as cachoeira deve ser feita com o acompanhamento de guias locais e há controle do número de visitantes por dia. O número máximo permitido é de 150 pessoas. Mas a caminhada exige disposição, já que dura aproximadamente uma hora e meia. Se o percurso for feito em época de chuva, ele se torna mais difícil, mas o esforço vale muito apena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário