terça-feira, 10 de março de 2015

Turismo na cidade de Novo Hamburgo.

As primeiras povoações permanentes de Novo Hamburgo datam do século XVIII, quando Portugueses, sendo maioritariamente imigrantes açorianos se instalaram na parte noroeste da cidade. O nome da cidade é uma referência à cidade alemã de Hamburgo que significa cidade dos gatos. Antes da chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada por índios Carijós. Novo Hamburgo é uma das cidades mais prósperas do Rio Grande do Sul, estando a cerca de 50km de Porto Alegre em direção norte pela BR-116. A cidade foi fundada por imigrantes alemães e tem sua economia focada na produção de calçados, porém um pouco enfraquecida nesses últimos anos em virtude do dólar desvalorizado. 

A cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, teve sua origem no local inicialmente conhecido como Hamburgerberg. Com o advento da viação férrea, a cidade acabou se desenvolvendo um pouco mais distante da sua origem, deixando o bairro em segundo plano. Este período de “decadência” foi importante para a preservação das características mais marcantes de Hamburgo Velho, apesar de ser responsável também pela sua desvalorização. O bairro foi tirado do cotidiano e da dinâmica da cidade, ficando cada vez mais isolado do dia-a-dia da população.

A cidade de Novo Hamburgo está situada a 50 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no Vale dos Sinos. Faz parte dos municípios da Rota Romântica. Possui ampla rede hoteleira, centro de eventos, restaurantes com estrutura para bem receber o turismo de negócios. Você aluga uma casa ou apartamento ou flat por temporada em Novo Hamburgo, cuida dos negócios e faz turismo pela cidade. 

Novo Hamburgo é conhecida como a Capital Nacional do Calçado por ter sua economia voltada ao setor coureiro calçadista. Atualmente a cidade é considerada um polo de desenvolvimento tecnológico, não apenas produtor de calçado. É sede de importantes feiras do segmento, a Fimec e a Fenac. Também têm participação significativa na economia a indústria de metal, plástico, farmácia, vestuário, cosméticos, móveis, eletrodomésticos, gráficas de última geração, informática, química, construção civil, carrocerias. O comércio e a prestação de serviços possuem grande participação na economia do município.

As opções para turismo na cidade de Novo Hamburgo destacam-se os diversos sítios de lazer, localizados principalmente no distrito de Lomba Grande. São locais com piscina, áreas para prática esportiva, churrasqueiras, campings, restaurante, opção para eventos, trilhas ecológicas. A comercialização de produtos coloniais e artesanais nesses espaços também atrai os turistas. Vale a pena ir à Novo Hamburgo e aproveitar as opções de lojas de calçados por toda a cidade, com sapatos para todos os gostos. Aproveite sua temporada de negócios em Novo Hamburgo para conhecer tudo isso.
Novo Hamburgo é uma bela cidade para ser visitada, embora não seja turística. É uma pena que os roteiros turísticos para a Serra Gaúcha vendidos em agências de viagem não incluem o bairro de Hamburgo Velho no roteiro. Mas aqueles que vierem ao Sul de carro, podem fazer a vista à cidade. Está dada a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário