domingo, 12 de outubro de 2014

Dicas de Turismo em Angra dos Reis, uma bela opção para férias ou passeio.

Angra dos Reis  localizado no oeste do estado do Rio de Janeiro  possui 365 ilhas,  tem o mar de um lado e a montanha do outro, privilégio de poucos municípios. E ainda é cercada de vizinhos interessantes e hospitaleiros, como Paraty, exemplo de preservação arquitetônica, com seu casario colonial. Região esta onde  você desfrutará de uma das mais belas regiões do mundo com várias paradas para banho e mergulho. As praias de Angra dos Reis tem mais de 2000 praias que  estão distribuídas em 8 baias.

Angra dos Reis foi descoberta pelos portugueses no dia 6 de janeiro de 1502, como era dia dos Reis Magos, recebeu este nome. Antes de ser descoberta pelos portugueses,  já era habita pelos índio Tamaios. Com seus mais de 500 anos de história e berço do nascimento de Angra dos Reis, o Centro reserva um rico acervo arquitetônico histórico, em que se destacam igrejas, conventos, casarões, praças, teatros e museus bem preservados. Foi colonizada a partir do ano de 1556, quando os colonizadores, vindos dos Açores, criaram um povoado na enseada, em um lugar conhecido como  Vila Velha.

Angra dos Reis é  debruçando em um imenso mar cristalino de águas  verde. A Mata Atlântica ocupa 90% da cidade. Angra dos Reis faz parte de uma das nossas dicas no Rio de Janeiro de passeio para fazer em qualquer época do ano e foi privilegiada com a diversidade e colorida vida marinha, e a faz ser um dos melhores pontos de mergulho do país. A beleza deste paraíso foi cantada pelo grande poeta Renato Russo, que compôs os versos da música Angra dos Reis ao lado de Renato Rocha e Marcelo Bonfá.

Baía dos Reis


A Baía dos Reis, mesmo sem nunca ter sido conhecida com esse nome, é perfeitamente compreensível. Ela abrange um complexo formado pelas baías de Sepetiba, Mangaratiba e da Ilha Grande. Nesta última localizam-se as baías de Jacuecanga, de Angra dos Reis, da Ribeira e de Paraty, entre outras. Só é possível desvendar os segredos dessa belíssima região pelo mar. É possível descobrir as razões que  tornam Angra dosReis famosa, encontrando, em cada direção, uma ilha mais bela que a outra.

Ilha Grande


Ocupando a área central do que se poderia chamar de Baía dos Reis, entre as baías de Sepetiba e da Ilha Grande, e protegendo do mar aberto o litoral da Costa Verde, a Ilha Grande guarda tesouros naturais, envolvidos em aventuras de piratas. Resultado de rupturas e desmoronamentos ocorridos no litoral sul fluminense a ilha parece realmente ter escorregado da Serra do Mar, uma vez que mantém o perfil de suas origens, oferecendo aos visitantes uma cadeia de altas montanhas cobertas por uma exuberante floresta tropical cortada por rios encachoeirados de água potável. A ilha oferece, por seu revelo e vegetação, a possibilidade de caminhadas leves e trekkings. A região expõe as mais espetaculares praias e enseadas da chamada Costa Verde.

Ilha de Jurubaíba


Após a Ponta de Jurubaíba, abre-se uma grande enseada, voltada para o lado oeste da baía da Ilha Grande, onde existem praias praticamente desertas. A primeira, de maior extensão e a mais bela, é Jurubaíba. A ilhota selvagem apresenta uma exuberante vegetação tropical com destaques para os imponentes coqueiros. A fina areia da praia sobressai pela brancura em comparação com a de outras praias existentes na região. As águas formam um belíssimo degradé que se estende até a areia, intercalando tons azuis que se dissipam até o verde muito claro. Com sorte, é possível encontrar pescadores puxando a rede na praia e cardumes de peixes passeando próximo à costa.

Ruínas do Engenho Central do Bracuhy


localizadas na baixada do Rio Bracuhy, junto ao acesso do Condomínio de mesmo nome. Seu entorno é composto pelas vias de circulação, pelos edifícios do Condomínio e por uma vegetação típica de manguezal. A construção em si lembra a arquitetura típica da Revolução Industrial e, apesar de estar em ruínas, ainda é possível ver os fossos subterrâneos e as grossas paredes do engenho.

Cachoeira da Ilha Comprida


localizada ao Nordeste da Ponta do Frade, fica perto do litoral, separada do continente por um manguezal, é usada como referência para separar as enseadas da Ribeira e do Bracuhy. D estaca-se pela sua beleza com densa vegetação em torno e por estar localizada junto ao mar. Suas águas são frias, transparentes e claras e precipitam-se de grande rochedo, de 50 m de altura, em uma piscina natural. No período de chuvas o volume é bem intenso, transbordando a piscina natural, até alcançar o mar, através de paredão rochoso, em declive. Cunhambebe. Acesso marítimo a partir do Cais de Santa Luzia. O final do percurso é feito a pé. 

Convento de Nossa Senhora do Carmo


No convento o destaque fica para o pátio interno em arcos; na igreja, a fachada externa apresenta uma porta central e quatro janelas de verga curta, emolduradas em cantaria; outro destaque fica para a torre do campanário, com a cúpula revestida em azulejos, onde um galo de ferro marca os ventos; e, finalmente, um frontão retangular com volutas laterais, um óculo lobulado, uma cruz e pináculos. A Ordem dos Frades Carmelitas dedicava-se à catequese dos indígenas que habitavam a região, à administração da lavoura e à vigilância contra possíveis ataques de piratas que vinham de todas as direções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário