terça-feira, 26 de agosto de 2014

Turismo em Itaúnas, um belo povo com a história de uma bela cidade.

Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. tem 3.500 hectares e 25 km de praia, englobando diversos ecossistemas – e espécies ameaçadas de extinção. Pode ser considerada uma ampla área de preservação ambiental do Brasil, vários tipos relevo e terrenos podem ser vistos também no Parque Estadual de Itaúnas, como por exemplo: Alagados, tabuleiros, dunas e uma ampla mata com uma fauna diversificada.  Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. Se você gosta de curtir uma natureza tranqüila e com uma ótima diversidade de animais e plantas o Parque Estadual de Itaúnas é uma boa pedida para você,  é a imagem da tranquilidade.


Esse pedaço do Espírito santo um lugar mais rústico ainda em ruas de terra, no Verão a Vila de Itaúnas normal é sair à noite descalço,  o que não falta nesta charmosa vila de pescadores são belezas naturais. As dunas que atingiam 30 metros de altura com suas areias douradas e finíssimas soterraram a vila entre os anos 50 e 70. Mas o vila renasceu do outro lado do Rio Itaúnas. A criação do parque estadual em 1991 garantiu que os seus diversos ecossistemas (manguezal, dunas, restingas, Mata Atlântica e alagados) e suas praias fossem protegidas. No local também está presente o Projeto Tamar, que cuida da preservação de tartarugas marinhas.

Um rápido passeio pelas dunas, pelo rio Itaúnas ou pelas praias de águas mornas, enchem os olhos dos visitantes de paz e alegria, Itaúnas ainda oferece boas pousadas e uma gastronomia diversificada, onde dá para se saborear uma bela moqueca capixaba ou provar uma iguaria bem artesanal como os beijus e tapiocas. Sem falar no povo receptivo e hospitaleiro que deixa qualquer turista à vontade,  as opções vão das baladas divertidas ao som do forró pé-de-serra passando pelo samba-rock; pelos passeios de jipe ou buggy, e até pelos passeios diurnos a cavalo. Na cavalgada dá para se apreciar a mata de restinga e as belezas das dunas.

Pousadas e restaurantes que vão do simples ao exótico, muito bonitas, para agradar todos os gostos. Casinhas simples também e sempre com uma rede na varanda com algum morador,  Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas. Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila, que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar.  só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.






O cenário da vila é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio-fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência. Nacionalmente famosa pelo seu forró pé-de-serra, a vila de itaúnas é o local de encontro dos forrozeiros e bandas de forró do país inteiro. Durante o mês de julho, acontece da vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT), reunindo em apenas um lugar, os maiores cantores de forró, as bandas que estão começando sua carreira, e, claro, os forrozeiros e forrozeiras. Fica a aproximadamente 289 quilômetros de Vitória - ES. O acesso é pela BR-101 Norte, através da rodovia que liga a BR-101 a Conceição da Barra, onde fica um trevo, à esquerda fica a entrada para a Vila de Itaúnas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário