quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Turismo em Alcobaça Bahia, um lugar tranquilo e com belas praias.

Seus fundadores e primeiros colonizadores de Alcobaça foram Antônio Gomes Pereira e Antônio Mendes. Chegaram de Caravelas e junto com a família estabeleceram-se à margem esquerda do rio Itanhém, através da carta Régia de 3 de março de 1775, assinada pelo rei de Portugal D. José I, foi criado o município e a sua sede elevada à categoria de Vila de São Bernardo de Alcobaça.  Os nascidos em Alcobaça denominam-se "Alcobacenses". O nome do município foi dado pelos seus primeiros habitantes em homenagem a sua terra natal: a cidade de Alcobaça de Portugal.

Localizada numa área com grande incidência de indígenas “selvagens”, a antiga Vila de Alcobaça oferecia pouca segurança para seus moradores. Em compensação, porém, suas terras eram férteis e o rio Itanhém possibilitava acesso ao “sertão. A cidade de Alcobaça é visitada anualmente por milhares de turistas oriundos principalmente dos estados vizinhos de Minas Gerais e Espírito Santo, mas também de Goiás e Distrito Federal. O turismo de veraneio em Alcobaça tem como base as belas praias da região e a proximidade da cidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. O ponto central da cidade, a Praça da Caixa D’Água e seus arredores, é o mais visitado pelos turistas.


O município possui uma grande faixa de praias, que atraem milhares de turistas de todo o país, todos os anos. Ampla extensão de areia na maré baixa, sem corais (“pedras”) na área de banho ou na areia, água turva no verão, por causa dos ventos que agitam o mar próprias para banho. Possuem infra-estrutura turística nos pontos principais (do centro ao farol): restaurantes, barracas, sorveterias. Há duas praias com acesso a água doce de rio (Barra e Zeloris), enquanto as demais são todas praias de água salgada. Há um calçadão para pedestres e cilicistas da Praia do Centro até a Praia do Farol, ideal para passeios de bicicleta, é possível fazer o percurso da Praia da Barra até o final da Praia dos Coqueiros sempre em paralelo ao mar, na maior parte do tempo com o mar bem à vista, mas na Praia dos Coqueiros a estrada é de terra, não calçada, e nem asfaltada.

Alcobaça tem diversas opções em hospedagem, gastronomia, pontos turísticos, Recife das Timbebas pode-se apreciar muitas espécies de corais submersos e peixes tropicais. Quando a maré está baixa formam-se piscinas naturais onde é possível mergulhar, Chapeirões local de reprodução de aves e animais marinhos, Igreja de São Bernardo É uma igreja do século XIX, localizada na Praça Padre José Porfírio, Área de Proteção Ambiental Ponta da Baleia/Abrolhos localizada na região litorânea dos municípios de Alcobaça e Caravelas, incluindo área oceânica próxima ao arquipélago de Abrolhos.

Alcobaça preserva algumas características de cidade histórica que com suas construções antigas oferece ao turista que vindo visitá-la se encanta com sua beleza e sua cultura histórica. A cidade de Alcobaça possui belos casarões do século XIX cuja proteção foi recomendada por técnicos do Instituto do Patrimônio Cultural do estado da Bahia (IPAC-BA). Além dos casarões, o patrimônio cultural de Alcobaça concentra-se também nas manifestações folclóricas. Entre as datas de festas folclóricas alcobacenses, 20 de janeiro: festa de São Sebastião (auge da festa dos mouros e cristãos), Pentecostes (maio ou junho): festa do Divino (desfile e procissão pelas ruas da cidade), 29 de junho: festa de São Pedro (desfile e procissão de barcos no rio Itanhém).


Alcobaça trás a culinária como era de se esperar para uma cidade litorânea na Bahia, é comum no prato alcobacense mariscos, caranguejos (principalmente da espécie guaiamu), peixes, cocos, acarajés. Muito dos pratos locais são nomeados com expressões baianas, ou palavras de origem indígena. A cidade têm um pólo pesqueiro em que tem essa mercadoria transportada até para localidades vizinhas no sul da Bahia e no extremo-leste de Minas Gerais, como a cidade de Nanuque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário