sábado, 5 de julho de 2014

Turismo em Ilha Comprida São Paulo, natureza e belas praias.

Turismo em Ilha Comprida uma excelente pedida aos que amam estar em contato com a natureza e com belas praias.  É uma ilha apaixonante, está sempre bem cheia de visitantes já que é linda, atrai muitos turistas. Os barcos para ir também não são caros, sai super em conta. Restaurantes, mergulho.. há muita coisa legal para fazer. Ilha Comprida tem atualmente 9.622 habitantes. Localizada no Vale do Ribeira, a cidade e a região incluindo também Iguape e Cananéia são diferentes da Baixada Santista e Litoral Norte de SP, as praias são mais limpas, as cidades muito menores e natureza 100% abundante e ainda não-exploravel. 

As dunas do Araçá, que ficam 7,5 quilômetros do lado esquerdo do Boqueirão, reservam surpresas aos visitantes com muitas formações, altura de até seis metros e uma linda vista para o mar. Também são encontradas no caminho do Boqueirão Sul em grandes extensões. Algumas delas terminam nas lagoas. Conhecer as dunas da Ilha é um passeio inesquecível na natureza. As aves típicas são um espetáculo à parte.






Em 1531, a Esquadra de Martim Afonso de Souza chega na Ilha do Bom Abrigo. O navegador português funda a Vila que deu origem a Cananéia, antigamente conhecida como Maratayama, ou Vila dos Tupis, que ficava na parte sul da Ilha Comprida. Em 1602 o povoado de Maratayama foi transferido para Cananéia, onde hoje é o sítio Boa Vista. Os pequenos núcleos da Ilha estavam estrategicamente localizados na divisa do Tratado de Tordesilhas, e eram palco de muitas lutas entre portugueses, espanhóis e até franceses.


No começo do século XX a Vila de Pedrinhas começou a ser formada através da pesca e do extrativismo e em 1938 o território de Ilha Comprida é dividido em 70% para Iguape e 30% para Cananéia. A Ilha Comprida, ao longo de sua história, recebeu diversas denominações: Ilha do Mar, Ilha do Mar Pequeno, Ilha Grande da Costa do Mar, Ilha do Candapuí e Ilha Branca.




Ilha Comprida é como foi batizada por seu extenso comprimento e largura reduzida. Não se tem conhecimento de dados oficiais que detalhem com exatidão a data do batismo. Uma opção para quem gosta de praia  sossegada é a praia de Ilha Comprida que fica no litoral sul do estado de São Paulo. Com 74 km de praias é um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro. 


Além deste atributo, a Ilha está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), abriga remanescentes de Mata Atlântica e faz parte da Reserva da Biosfera do Planeta determinada pela Unesco. Com esta importância ambiental e a diversidade de atrações que oferece, a Ilha se estrutura cada vez mais para tornar-se um destino ecológico completo. Visitar a Ilha Comprida é se aventurar num paraíso ecológico praticamente intocado, habitat de espécies raras como o Papagaio de Cara Roxa e o Guará Vermelho.

Ruínas do Abarebebê ou Convento Velho é um sítio arqueológico do que seria a primeira Igreja construída no Brasil, pelo Padre Leonardo Nunes (1530),tombada pelo CONDEPHAAT.  É tida como a primeira das igrejas construídas no Brasil, devido ao tipo de material usado na sua feitura, argila e pedra. Este local, denominado São João da Aldeia, foi o primeiro adotado pelos jesuítas para a prática de catequese dos índios tupi-guaranis. É marco histórico da fundação de Peruíbe.


Seu significado histórico e cultural é de primeira magnitude para o trecho do litoral entre São Vicente e Cananéia, pois constituiu, em conjunto com Itanhaém, ponto ativo de aldeamento, catequese e disseminação da Doutrina, marco do poder português e ainda pouso e abastecimento de viajantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário