terça-feira, 6 de maio de 2014

São Luiz do Maranhão e seus belos pontos turísticos.

São Luiz do Maranhão banhada pelas águas  do Oceano Atlântico da Baía de São Marcos ,  mas o calor que  combinado com brisa marítima, envolve os mais de 150 quilômetros de praias de águas turvas, como as praias de Ponta d'Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água e Araçagi. A condição de ilha favorece a prática de esportes aquáticos e náuticos. Os ventos fortes de julho a dezembro somados à grande amplitude das marés tornam as praias maranhenses ideais para kitesurf, vela, bodyboard, caiaque, windsurf e surf, além de está repleto de restaurantes que servem apetitosos pratos típicos que a bela culinária maranhense oferece.  


Tendo oportunidade de curtir suas férias no Maranhão percorra  alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Luís, tanto na parte nova (praias e Lagoa da Jansen) quanto na parte antiga (Centro Histórico – Patrimônio da Humanidade).  Acompanhado por um  guia que  falará um pouco da história, cultura da cidade e de toda a ilha. Fora o passeio tradicional, alguns lugares do Centro Histórico merecem uma visita como: o Palácio dos Leões (com dias e horários de abertura variáveis), a Igreja da Sé, o Teatro Arthur Azevedo, a Casa de Nhozinho, a Casa de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Artes Visuais, o Museu Histórico e Artístico, o Museu de História Natural e o CEPRAMA (Centro de Artesanato do Maranhão), que está localizado fora do Centro Histórico, mas está bem próximo.

 Teatro Artur Azevedo: Segundo teatro mais antigo de São Luiz do Maranhão do Brasil, foi fundado com o nome de Teatro da União por dois comerciantes portugueses em 1817. Baseado no chamado teatro de plateia italiano, em formato ferradura, apenas em 1922 ganhou o nome atual. No projeto original, o teatro se estenderia até o Largo do Carmo, mas acabou reduzido por um veto da Igreja.Funcionou como cinema entre 1940 e 1966 e, abandonado, acabou em ruínas.  Em 1989, quando apenas a fachada original ainda resistia, foi demolido e reconstruído de acordo como o projeto original. Atualmente tem capacidade para 750 espectadores.

  Palácio dos Leões: Foi erguida pelos franceses uma fortificação em homenagem ao rei Luis XIII em 1612. A estrutura do atual prédio foi construída no final do século XVIII e passou por inúmeras reformas, até assumir o estilo neoclássico. Hoje é a sede do Governo do Estado do Maranhão. Av. Beira Mar - Praça Pedro II , S/N CEP 65010-904 SÃO LUIS – MA 



 Igreja da Sé Nossa Senhora da Vitória: É uma homenagem à protetora dos portugueses na Batalha de Guaxinduba (vitória sobre os franceses). Foi reconstruída várias vezes até 1922, quando assumiu o aspecto neoclássico. No interior destaca-se o altar-mor talhado em ouro. Praça. D. Pedro II (Centro Histórico de São Luiz),(98) 3222-7380.



A praça Gonçalves Dias, no centro de São Luiz e também conhecida com largo dos Amores, local tem bela vista do pôr do sol, bem no centro da praça se encontra a estatua de Gonçalves Dias, famoso poeta e escritor maranhense, rodeado por palmeiras e também uma linda vista para baía São Marcos. O palácio dos Leões, a atual sede do governo do Estado de Maranhão é um outro atrativo para o centro histórico, construído em 1766 sobre uma antiga fortaleza Francesa, , o palácio ainda exibe parte da estrutura do antigo forte, toda de pedra, que serve de base para o palacete. E a construção está aberta para visitação. 

























Lindas praias de São Luiz do Maranhão













Lençóis Maranhenses.









O Parque Natural dos Lençóis Maranhenses é uma dessas  paisagens singulares que a Mãe Natureza pintou com infinita inspiração. Graças a um raro fenômeno geológico, formaram-se, ao longo de milhares de anos, dunas de areia branca e fina, a perder de vista, algumas podem atingir os 40 metros de altura , com detalhes de espelhos de água, grandes e pequenos, que a chuva se encarregou se tomar de assalto, aquartelando a incrível paisagem com as cores tépidas do azul cristalino, do verde turquesa, de todas as cores que a transparência da água pode tomar.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário