terça-feira, 13 de maio de 2014

Pontos turísticos na Paraíba e na sua capital João Pessoa, conhecida pela sua gastronomia e acervo cultural.

O estado da Paraíba é conhecido por sua gastronomia, acervo cultural, além de oferecer muitas atrações a todos que passam por lá. A natureza vai além do seu ambiente, é parte da vida de cada um dos habitantes, o que faz da belíssima  João Pessoa uma das cidades mais verdes do planeta. O acesso para quem vai a João Pessoa é facilmente realizado pelas BR 230 e 101,  provenientes do Sul, Norte e Oeste.

Paraíba está ligada a todos os estados brasileiros pelas BR 101, 104, e 230, todas em perfeito estado de conservação. A BR 101 liga diretamente o estado da Paraíba ao norte com o Rio Grande do Norte e Ceará, ao sul, com o Estado de Pernambuco, descendo até o Rio Grande do Sul. A BR 104, liga o Cariri e o Sertão aos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. A BR 230 também conhecida como a Transamazônica.

João Pessoa é um convite para longas caminhadas. Nos agradáveis calçadões de Cabo Branco, Tambaú Beira-Mar. É simples e rápido alcançar praias e pontos turísticos em toda a cidade, pois a quantidade de veículos em João Pessoa não se compara à das outras capitais brasileiras. 

João Pessoa  é uma das mais lindas capitais brasileiras, possuindo um grande acervo histórico  e cenários deslumbrantes que apaixonam seus moradores  e turistas. Normalmente o réveillon em João Pessoa é comemorado em suas praias, sendo as principais delas a Praia de Cabo Branco, a de Manaíra, a de Tambaú e na de Jacaré e principalmente no  Busto  de Tamandaré.

A chamada cidade onde o sol nasce primeiro, possui um clima muito agradável, diversas construções. Toda essa região do país é muito frequentada nos meses de Dezembro e Janeiro, portanto, é mais que indicado que todos os turistas façam reservas em hotéis, resorts e pousadas tempo antes da viagem.


























































João Pessoa possui um vasto acervo arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. A presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade monumentos que impressionam pela beleza de sua construção. A religiosidade dos seus colonizadores espalhou a capital paraibana de templos com grande beleza arquitetônica, entre os quais se destacam: o conjunto de São Francisco, Mosteiro de São Bento, a Igreja da Guia e a Capela da Ordem Terceira do Carmo. O conjunto arquitetônico de São Francisco, formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, situados na parte alta da cidade foi concluído em 1770 e é o maior destaque da nossa história, a obra causa impacto pela sua grandiosidade e pela beleza do acabamento.



Um dos principais pontos turísticos da Paraíba, o Farol do Cabo Branco, Localizado sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, está há 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental. O farol é o único no país com formato triangular. Construído em concreto, o monumento apresenta três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão. O formato pretende representar o sisal, uma planta do semiárido que durante muito tempo teve destaque na Economia da Paraíba e representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado. O sisal produz fibras de múltiplos usos, como para produção do cordel e é muito utilizado no artesanato e na arquitetura de interiores.

































Na orla de João Pessoa, próximo ao hotel Tambaú são encontradas dezenas de barracas e restaurantes que servem tanto comidas típicas quanto tradicionais, muitas delas baseadas em frutos do mar e peixes por preços convidativos.


Um comentário:

  1. Nossa Capital é abençoada por natureza e encanta com tanta beleza, lugar tranquilo vida mansa de alegria e paz. execut.com.br Amo este lugar Eliane Nunes Mascena eliane@execut.com.br

    ResponderExcluir