sábado, 10 de maio de 2014

Belo Horizonte capital de Minas Gerais, com belos pontos turísticos, construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro.


Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, possui área de aproximadamente 330 km² e dista 716 quilômetros de Brasília. Cercada pela Serra do Curral, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro. Sofreu um grande e acelerado crescimento populacional, chegando a mais de 1 milhão de habitantes com apenas 70 anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte se caracteriza pela efervescência cultural, qualidade de vida e a hospitalidade de seu povo.

Ao turista o que não falta são lugares para se conhecer. Dentre os diversos pontos turísticos de Belo Horizonte está o complexo da Lagoa da Pampulha - projetado por Oscar Niemeyer, o memorial da Imigração Japonesa e os estádios Mineirão e Mineirinho, o Jardim Zoológico. Também o mercado central, a Praça do Papa e o parque das Mangabeiras, além da agradável Praça da Liberdade, composta de um belo conjunto arquitetônico que vai do eclético à arquitetura contemporânea.


Além de pontos turísticos a cidade de Belo Horizonte ainda trás bares e restaurantes com maravilhosos pratos típicos. Um dos primeiros pratos surgidos na capital mineira tornou-se rapidamente um clássico em sua gastronomia. O frango com quiabo, além de popular, trata-se da combinação de dois ingredientes inusitados, ou seja, a mistura do quiabo por parte das crianças com o delicioso frango caipira, que não teve jeito, virou obrigatório no cardápio de qualquer restaurante mineiro que se preze.

O tempero mineiro é famoso em todo o Brasil, e não poderia ser diferente. Na capital de Minas Gerais, o turista encontra uma ótima rede de restaurantes de comida regional, que oferecem os deliciosos pratos típicos, como leitão à pururuca, tutu de feijão, canjiquinha com costelinha de porco, vaca atolada (preparada com costela de boi e mandioca), feijão tropeiro e frango ao molho pardo. Para a sobremesa, doces de goiaba, leite, abóbora e mamão, que ficam sempre muito bem acompanhados por queijo branco – outra iguaria local.


 Casa do BaileÉ uma construção projetada por Oscar Niemeyer. Com uma fachada diferenciada por suas formas sinuosas e circulares. Chamando a atenção com uma ponte de onze metros. Antigamente, o local era um dos principais salões de dança da capital mineira, mas hoje em dia é representação da memória do design e arquitetura desenvolvida pelo arquiteto.

Igreja de São Francisco de Assis: mais conhecida como igrejinha da Pampulha por ficar localizada nas margens da lagoa. Sua arquitetura foi feita com arcos que lembram as montanhas do estado. No seu interior podemos encontrar catorze painéis de Cândido Portinari. A igreja é um dos maiores monumentos culturais de Belo Horizonte, pois mantém presente trabalhos de Niemeyer, Ceschiatti, Burle Marx e Portinari.

Parque das Mangabeiras: localizado na Serra do Curral, possui 2,3 milhões de metros quadrados de área, trechos de mata nativa que abrigam várias espécies da fauna e da flora regional, várias opções de lazer e projetos de educação ambiental e de pesquisas.

Praça da LiberdadeUm dos melhores passeios para quem visita Belo Horizonte é o conjunto paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade. Construída na época da fundação da capital, mistura vários estilos, que são o retrato vivo da evolução da cidade: neoclássico (final do séc. XIX), art-déco (década de 1940), moderno (décadas de 1950 e 1960) e pós-moderno (1980). É também o centro do poder executivo mineiro, aliás foi projetada para este fim. Concentra grande parte das Secretarias de Estado, além do Palácio da Liberdade, onde despacha o governador.






Não deixe de conhecer também o Museu de Ciências Naturais, que foi criado no ano de 1983 e desenvolve diversas atividades culturais, científicas e educativas, e que são super interessantes. Saiba que o seu maior objetivo é promover o interesse de seus visitantes pelas ciências naturais, através da pesquisa, exposições e educação. Você vai adorar Belo Horizonte e todos os seus pontos super interessantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário